ESTADO – Cenário de alerta máximo no Rio Grande do Sul. Um ciclone extratropical se intensifica em direção ao Estado e pode registrar rajadas de até 110 km/h, entre esta terça-feira (17) e quarta (18). As rajadas de vento sopram com forte intensidade em boa parte do Estado, especialmente na faixa Leste, deixando o mar agitado.
De acordo com a Sala de Situação do Governo do Estado, a umidade poderá causar chuva nas maiorias das regiões gaúchas, podendo ser pontualmente forte entre a região Sul e a Região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de chuva congelada em pontos isolados e de neve nos Campos de Cima da Serra, icluíndo Canela e Gramado.
Na madrugada de quarta (18), as chuvas pontualmente fortes e as rajadas intensas continuam na faixa Leste, mas gradualmente perdem intensidade, com o deslocamento do sistema para Santa Catarina. A tendência é que o tempo estável volte a atuar na quinta (19).
O Estado pode registrar temperaturas baixas ao longo da semana, com previsão de temperaturas mínimas de 3 °C na Serra e 9 °C na região da Campanha. A Defesa Civil recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças e animais domésticos.
Confira os municípios que estão na rota do ciclone, conforme boletim meteorológico da MetSul
Chuí
Santa Vitória do Palmar
Pelotas
Rio Grande
Capão do Leão
São José do Norte
Piratini
Pedro Osório
Pinheiro Machado
Morro Redondo
Turuçu
São Lourenço do Sul
Cristal
Camaquã
Mostardas
Tapes
Sertão Santana
Cerro Grande do Sul
Sentinela do Sul
Mariana Pimentel
Guaíba
Barra do Ribeiro
Eldorado do Sul
Viamão
Porto Alegre
Canoas
Gravataí
Cachoeirinha
Alvorada
Glorinha
Osório
Santo Antônio da Patrulha
Palmares do Sul
Balneário Pinhal
Cidreira
Tramandaí
Xangri-lá
Imbé
Capão da Canoa
Arroio do Sal
Maquiné
Terra de Areia
Três Cachoeiras
Torres











