InícioEducaçãoGramado e CanelaOficinas na UCS Hortênsias ensinam gastronomia e nutrição a jovens

Oficinas na UCS Hortênsias ensinam gastronomia e nutrição a jovens

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O Campus Universitário da Região das Hortênsias, por meio dos cursos superiores de Gastronomia e Nutrição, tem desenvolvido oficinas com estudantes do 9º ano das escolas municipais de Canela. Nas aulas, os jovens têm acesso a conhecimento e desenvolvimento de habilidades que envolvem tópicos como panificação e segurança alimentar, leitura de rótulos, entre outros conteúdos.

A professora Gabriela Chilanti, coordenadora do bacharelado em Nutrição, coloca que o objetivo da proposta, realizada graças a uma parceria com a Prefeitura de Canela, é proporcionar a aprendizagem dos jovens por meio do “aprender fazendo”, para gerar conhecimentos, habilidades e atitudes com senso crítico sobre nutrição e a gastronomia. “É um projeto para auxiliá-los na escolha profissional”, sintetiza a professora Kátia Viana de Souza, coordenadora do curso superior de curta duração de Gastronomia da UCS Hortênsias.

Segundo Maria Idarlete Prado, responsável pelo setor de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Canela, o projeto foi uma ideia do prefeito Constantino Orsolin, discutido com a diretora do campus, Margarete Lucca, a partir do papel social da Universidade para com as comunidades de Canela e da região.

Para as aulas, os estudantes são divididos em turmas de 15 participantes às quartas e às sextas-feiras, na cozinha do campus. Os encontros começaram em agosto e seguem até dezembro.

“É um projeto de teoria e prática, e muitos interagem com a própria família, com membros que já trabalham com o que eles aprendem. Os estudantes estão adorando, e o objetivo é dar prosseguimento a essa proposta, pois ela abre portas ao mercado de trabalho para os jovens que estão saindo do Ensino Fundamental”, argumenta a professora Maria Idarlete.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido