CANELA – A Operação Cáritas da Polícia Civil, que tem por objetivo combater organização criminosa estabelecida em parte do poder público de Canela para o desvio de verbas públicas, fraudes em contratos e enriquecimento ilícito de agentes políticos e servidores da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, resultou na prisão de três agentes públicos, dois do Poder Executivo e um do Poder Legislativo.
Foram presos e levados para o Presídio Estadual de Canela o presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Dias, o secretário de Obras, Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, e o assessor jurídico da Prefeitura e interventor do Hospital de Caridade de Canela, Vilmar Santos. A ação resultou, ainda, no afastamento cautelar de suas funções do secretário de Turismo, Ângelo Sanches, e do secretário-adjunto de Obras, Osmar Bonetto.
A reportagem do Jornal Integração procurou nesta tarde os advogados que farão a defesa judicial dos agentes públicos.
Alberi Dias está sendo representado pelo Escritório Campana Advogados. Dr. Ademir Campana conversou com a reportagem e destacou que irá provar que seu cliente não tem envolvimento no esquema. “Ainda estamos levantado informações, lendo documentos, são muitos documentos, mas dentro do que já apuramos preliminarmente nada encaminha para participação dele. Não há envolvimento dele nem como vereador, nem como contador, não tem má fé”, enfatizou.
O interventor do HCC e assessor jurídico da Prefeitura, Vilmar Santos, delegou sua defesa à Dra. Rosilá Salbego Lopes. Ao Integração, a advogada resumiu que “a investigação é ampla e está sendo acompanhada de perto pela defesa para a garantia dos direitos do investigado, o qual está à disposição da justiça e das demais autoridades para elucidação dos fatos. Ainda hoje estarão sendo apresentados pedidos para a apreciação pelo Poder Judiciário, ademais, provará sua inocência em juízo”.
As defesas de Luiz Cláudio da Silva e Ângelo Sanches estão sob responsabilidade do advogado Ricardo Cantergi. Ele enfatizou que o inquérito é extenso e que está levantando informações e detalhes para firmar a linha de defesa. Cantergi se manifestará assim que tiver conhecimento pleno das acusações de seus clientes.
SECRETÁRIO DE TURISMO – Por meio de um comunicado oficial, o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, disse estar tranquilo e contribuindo com as investigações. “Apesar de surpreso, estou tranquilo em relação aos fatos. Desde o início me coloquei à disposição das autoridades para informar e contribuir com aquilo que for necessário. Tenho certeza de que tudo isso, o quanto antes, será resolvido e esclarecido da melhor forma possível para que possamos voltar aos trabalhos e continuar fazendo a cidade de Canela pujante no turismo”, escreveu Sanches.
Texto: Fernando Gusen | [email protected]