GRAMADO – “Uma prefeitura é como um corpo humano, onde o gabinete do prefeito é o cérebro, a Secretaria de Administração o coração, a Fazenda o pulmão e as outras os membros, todas são importantes, mas se estas [Gabinete, Administração e Fazenda] não estiverem alinhadas as outras não conseguirão executar”.
Esta definição da secretária de Administração, Juliana Fisch, mostra a importância da engrenagem da área pública para o bom andamento de um governo. A titular da pasta esteve terça-feira (16), na Rádio Integração Digital e participou do programa Máquina Pública, quando revelou números da administração municipal, assim como as atribuições da Secretaria.
Sob responsabilidade da Administração, são cerca de 55 profissionais que atuam em diversas áreas como recursos humanos, patrimônio, ouvidoria, compras e licitações, tecnologia de informação, protocolo, medicina do trabalho, arquivo público, comissão permanente da gestão da qualidade, entre outras.
“É um volume grande e diversificado e muito importante, temos uma equipe enxuta, mas todas as áreas trabalham muito, temos pessoas incríveis e dedicadas, praticamente tudo passa pela nossa pasta”, disse Juliana.
A prefeitura tem hoje 1.600 trabalhadores, 1.490 concursados e os demais são cargos de confiança (CC) e contratados temporariamente. Ela revelou que devido a demanda da necessidade de aprimorar o serviço público um novo concurso será realizado em 2023.
“Para o ano que vem temos a previsão de um novo concurso público. Somente este ano, já efetivamos 50 novos servidores concursados. 38 somente para educação. Tivemos que fazer uma lei para abrir vagas temporárias”, comentou.
Licitação
Tudo o que é adquirido pela Prefeitura de Gramado, passa pela Secretaria de Administração. Desde processo de compra, sem necessidade de licitação, pouco mais de R$ 17 mil, até as que necessitam de uma concorrência pública. Questionada se é fundamental implantar este mecanismo ao vivo, pontuou que a forma como é realizada atualmente, não é necessário a transmissão, pois o processo todo é acessível ao público e transparente.
“A maioria [licitações] são online, estão dentro do portal [Prefeitura de Gramado], não acontece mais licitação presencial, não tem necessidade de criar uma estrutura de vídeos. O Tribunal de Contas (TC) nos audita em tempo real”, explicou.
Fala Cidadão
Um dos maiores êxitos considerado pela secretária é o Fala Cidadão. Reformulado, Juliana pontuou que era falho e resumiu como foi este processo. “Tudo começa pelos atendimentos, mudamos o sistema que interage mais com a população que pode nos contatar pelo WhatsApp, telefone, aplicativo ou diretamente na Prefeitura de Gramado. Com estas mudanças, e com uma média de 90% de atendimentos destas ocorrências, percebemos que as pessoas passaram a procurar mais, acreditar no Fala Cidadão”, pontuou.
Desde a reformulação do Fala Cidadão, 9.277 registros foram realizados, sendo 5.060 somente este ano. Iluminação pública, lixo verde, poda de árvores, tapa buraco são as principais demandas, juntamente com o setor da Saúde.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected]
Realmente, já fui Secretário de Administração, em duas oportunidades, na minha cidade. Tudo seria perfeito, se pudéssemos Administrar!