GRAMADO – A Secretaria de Meio Ambiente de Gramado (SMMA) informa que a ação de transferência de peixes do Lago Joaquina Rita Bier, executada no dia 12 de julho, permitiu a sobrevivência de grande quantidade de exemplares. Centenas de peixes que estavam sofrendo com o desconforto térmico tiveram nova chance de sobrevivência após a transferência.
O procedimento de remoção dos peixes do Lago Joaquina só foi possível, porque os animais já se encontravam bastante debilitados e puderam ser capturados com puça de mão. Por este motivo, era esperado que uma parte dos exemplares transferidos viesse a óbito, apesar dos esforços para garantir a sobrevivência dos mesmos.
A realocação dos peixes para o novo ambiente foi acompanhada por biólogos e seguiu os procedimentos adequados para a soltura, sendo que a ação foi fundamental para que a mortandade no Lago Joaquina Rita Bier não fosse maior. Apesar disso, diversos peixes, principalmente tilápias, que é uma espécie exótica, e devido a menor adaptabilidade ao clima frio, acabaram morrendo.
A SMMA esclarece que a condição climática adversa também afetou diversas psiculturas pelo interior do município, trazendo perdas a diversos criadores de peixes, não sendo uma situação que ocorreu exclusivamente no Lago Joaquina.