InícioNotíciasEconomiaNo 1º tombo de 2025, 'prévia do PIB' recua 0,7% em maio

No 1º tombo de 2025, ‘prévia do PIB’ recua 0,7% em maio

Tempo de leitura: < 1 minuto

PAÍS – O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC) nesta segunda-feira (14), mostrou retração de 0,7% em maio na comparação com o mês anterior.

O cálculo é feito após ajuste sazonal — ou seja, uma forma de comparar períodos diferentes.

Maio representou a primeira queda do indicador neste ano. A última vez que o IBC-Br teve contração foi em dezembro do ano passado (-0,9%).

  • Na comparação com maio de 2024, a chamada prévia do PIB do BC teve alta de 3,2% (sem ajuste sazonal).
  • Na parcial do ano, a alta do indicador foi de 3,4% e, em doze meses até maio de 2025, o crescimento foi de 4%.

O IBC-Br é considerado um tipo de “prévia” mensal do Produto Interno Bruto (PIB) — soma de todos os bens e serviços produzidos no país, que mede a evolução da economia.

Analistas veem desaceleração em 2025

O ritmo de crescimento da economia brasileira surpreendeu os economistas ao registrar uma expansão de 3,4% em 2024, bem acima das expectativas iniciais.

Para este ano, entretanto, o cenário projetado pelos analistas é de desaceleração do ritmo de crescimento da economia, sobretudo por conta do processo de alta dos juros (para conter a inflação) que vem sendo implementado pelo Banco Central nos últimos meses.

  • Para 2025, a projeção do mercado financeiro é de uma expansão de 2,23%, bem abaixo do crescimento registrado no ano passado.
  • O Banco Central, por sua vez, tem explicado que conta justamente com uma desaceleração da economia em 2025 para conter pressões inflacionárias.
  • A instituição tem indicado que, enquanto não houver sinais mais claros de contenção da atividade, deve manter uma política mais dura de juros.
  • Em maio, o BC informou que o juro alto já está freando a economia e estimou que o impacto nos empregos deve se aprofundar.
  • Em junho, o Copom elevou a taxa básica de juros para 15% ao ano, maior patamar em quase 20 anos. E indicou que deve manter a taxa estável por um período prolongado de tempo.
  • A maior parte dos economistas do mercado financeiro acredita que o Copom deve começar a baixar os juros somente em 2026.

PIB x IBC-Br

Os resultados do IBC-Br são considerados uma “prévia do PIB”. Porém, nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais do Produto Interno Bruto.

O cálculo dos dois é um pouco diferente – o indicador do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos, mas não considera o lado da demanda (incorporado no cálculo do PIB do IBGE).

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido