GRAMADO – A comunidade do bairro Três Pinheiros está vivendo momentos de apreensão com a chegada das chuvas, mas até o momento, as medidas adotadas pela população têm mantido a situação sob controle. Ela também cita pânico por conta das chuvas.
A moradora Fernanda, residente no bairro, expressou preocupação com a falta de informações sobre as condições climáticas e os possíveis impactos que as chuvas podem trazer para a região. “É aquele problema de sempre, falta de informação. Sei que a cidade toda está complicada, mas tem coisas que seria ótimo ter mais atenção”, relatou.
A reportagem entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, que emitiu um comunicado para atualizar os moradores.
Confira na íntegra.
Comunicado aos moradores do Bairro Três Pinheiros
Devido ao volume acentuado de chuvas em todo o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, estão sendo avaliadas ações emergenciais e preventivas com o objetivo principal de resguardar a vida das pessoas. Conforme estudo da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, contratada pelo Poder Público de Gramado, a área de risco na encosta do bairro Três Pinheiros está chegando próxima da capacidade limite de absorção de água.
A Administração Municipal de Gramado, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o Ministério Público, solicita que a comunidade mantenha atenção e cuidados redobrados, sempre acompanhando os canais oficiais destes órgãos públicos, tendo em vista que o alerta do Governo do Estado indica previsão de chuva acima de 200 milímetros até o próximo domingo, 5 de maio.
As equipes seguem realizando medições periódicas da movimentação do solo e do nível de chuva através de pluviômetros, assim como as condições das árvores em situação de risco. Qualquer alteração que envolva risco será imediatamente informada à comunidade local.