Tiago Manique
[email protected]
GRAMADO – Pelo terceiro ano consecutivo como profissional, o Centro Esportivo Gramadense (CEG) estará novamente na disputa da Terceirona Gaúcha. A estreia será neste domingo (22), às 15h, contra o Guarani de Venâncio Aires, na Vila Olímpica.
Integrante do grupo A, os demais adversários serão a Apafut de Caxias do Sul e o Real de Capão da Canoa que jogam somente na próxima quarta-feira (25), em Tramandaí.
Para esta temporada, o clube aposta na mesma filosofia de trabalho de valorização das pratas da casa e na manutenção da base dos dois últimos anos.
Mas o clube também se reforçou. Cinco jogadores chegaram, como o zagueiro experiente Luan Menegáz, com passagem pelo futebol italiano, mineiro, entre outros clubes do país. No ano passado, atuou na Terceirona pelo Igrejinha e nesta temporada disputou a Divisão de Acesso pelo Cruzeiro.
Também desembarcaram em Gramado os atacantes Ruan de Freitas, ex-Cruzeiro de Cachoeirinha, Vitinho que estava no Cruz Alta e Felipe que atuou no primeiro semestre no Passo Fundo, além do meia Nicolas oriundo do FutVida de Viamão.
O técnico Vinícius Nascimento manifestou como fator positivo o clube ter mantido a base dos últimos anos, além da chegada de novos reforços. Também pontuou a preparação para a competição.
“Foi mantida a base do grupo, vieram também a garotada das categorias de base e alguns reforços para o início da competição que se encaixam nas características da Terceirona. Temos atletas jovens, mas, apesar desta juventude, muitos já vêm com experiência dessa própria competição e outros foram emprestados para outras equipes nesta temporada. Fizemos uma boa preparação. O grupo é de alto nível, e a gente acredita muito na questão do trabalho. Sabemos da dificuldade, que não existe jogo fácil; é um campeonato nivelado por cima e, no ano passado, infelizmente, batemos na trave, mas vamos dar continuidade a um excelente trabalho”, comentou.
Juventude com experiência
Apesar de ser um grupo jovem, a experiência adquirida nos últimos três anos pela maior parte dos atletas é um dos fatores que o clube aposta para buscar o acesso. Um desses atletas que está inserido neste projeto desde a base até o profissional é o volante Tobias.

O atleta vai para a terceira temporada na Terceirona e, neste primeiro semestre, disputou a Divisão de Acesso pelo Esportivo de Bento Gonçalves. Capitão da equipe, ele mencionou essa “casca” que o grupo adquiriu, tanto jogando pelo Gramadense nos últimos anos, quanto por terem sido emprestados para outros clubes.
“Acredito que essa sequência e a maior experiência são muito importantes. Óbvio que houveram algumas mudanças, saiu o Gustavo e o Vinícius assumiu; cada treinador pensa de um jeito, mas eu acho que essa nossa experiência facilitou a adaptação com ele. Então, essa mescla com os mais novos e os experientes, acredito que vai trazer muitos resultados. Estou feliz e animado de estar de volta. Muitos atletas ganharam mais experiência, como por exemplo na Divisão de Acesso, e a expectativa é muito alta para domingo fazer um grande jogo e iniciar com o pé direito. E já queria aproveitar para convocar a nossa torcida, que desde o primeiro ano nosso no profissional vem apoiando, sendo o nosso décimo segundo jogador e fazendo toda a diferença na nossa campanha”, concluiu.
Fotos: Leonardo Santos/JIH