CANELA – O questionamento da vez é: onde estão os bens desaparecidos da Secretaria de Turismo e Cultura? O fato é que a Prefeitura abriu uma sindicância na pasta para averiguar o paradeiro dos itens, mas ainda não finalizou o processo. Por isso o tema se tornou público e foi levando à tribuna da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (24), pelo vereador Jerônimo Terra Rolim (PDT). Em outra sessão o edil já havia se manifestado a respeito.
“A sindicância nesse caso tem total importância, pois ela serve para futura instauração de processo administrativo e punição ao infrator. A importância da sindicância é apurar quem são os culpados”, descreveu ele, na hipótese de se confirmar os desaparecimentos e possíveis responsáveis.
De acordo com o relatório confeccionado pela Prefeitura, por meio da Comissão Especial de Inventário de Bens Móveis Permanentes Existentes Sob a Guarda e/ou Responsabilidade do Município e Bens Móveis Existentes em Almoxarifado, microfones, computadores e até veículos estão entre os bensextraviados.
“O que chama a atenção é que o relatório da comissão não individualiza quais bens foram encontrados e quais não foram. Por isso, indaguei ao Executivo, através de pedido de informações, quais seriam os bens não encontrados e a resposta foi que seriam as três últimas folhas do relatório, apenas, que seriam os bens desaparecidos”, pontua Rolim.
A reportagem teve acesso à listaque apresenta 602 itens. Conforme a especificação, 72 destes ainda não foram localizados.“Fizemos este levantamento patrimonial e só por isso veio a público. A sindicância está em andamento, e é só mais uma das várias que estão em curso. Ela está dentro do prazo. Preocupa, principalmente, o material do teatrão. Contratamos uma empresa enquanto eu ainda estava na Secretaria de Governo para fazer um inventário amplo de todos os bens da Prefeitura. Vamos deixar o patrimônio redondo, até porque é uma exigência do Tribunal de Contas. Estamos focados nisso. Essa empresa começa o serviço em maio e tem 10 meses para conclusão do levantamento”, ressaltou o secretário de Turismo, Gilmar Ferreira.
Confira a lista de itens que estão sendo procurados
Uma unidade
Armário
Tablet
Balcão
Mesa
Escrivaninha
Projetor
Estabilizador
Aquecedor
Cortador à combustão
Rack de parede
Lâmpada
Controladora DDS
Processador Digital
Multi Cabo
Mini Refletor de luz
Duas unidades
Furadeiras
Monitores
Caixas de som
Painel de Conexão
CPU
Webcam
Contêiner coletora
Subwoofer
Três unidades
Pedestais
Cinco unidades
Notebooks
Cadeiras
Oito unidades
Extintores
LineArray
Onze unidades
Microfones
“Acredito que essa sindicância pode trazer fatos que a comunidade ainda desconhece, pois se os bens sumiram, para algum lugar foram. E se esses bens foram vendidos irregularmente? Ou se estão na posse irregular de algum ex-servidor ou ex-secretário?”, questiona o vereador.
Jerônimo finalizou dizendo que cópias acerca estão sendo enviadas para apreciação do Ministério Público.











