GRAMADO – O pastor Dário José Stein, da Assembleia de Deus, pensando em ampliar o trabalho zeloso de dedicação que o Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH) já realiza há anos, projetou um lar repleto de amor e respeito para as pessoas da melhor idade. O complexo está sendo construído na Várzea Grande, na Estrada para o Moleque, nº 1100, em frente à sede do CRERH.
A obra do Lar Stein já está bem avançada. Já está com o telhado, hidráulica (quente e fria), drenagem do terreno, esgoto, calefação, passagem de ar condicionado, passagem de fiação elétrica, toda parte de reboco das paredes e teto concluído. Isso equivale a 50% do projeto.
“Irá beneficiar nossa cidade e será de grande valor para nossa sociedade, pois queremos ter um lugar que seja acolhedor, como se fosse a casa de cada um dentro de um lindo ambiente interno e externo”, disse o pastor José Felipe Brombatti, que é responsável pela obra.
A estrutura terá mil metros quadrados, com fundação capaz de suportar um segundo piso (na parte de serviço). O local conta com 14 quartos duplos com banheiros privativos. Há espaço para duas camas de casal: 16,34m² cada, mais 4,72m² de banheiro. O lar também é preparado para cadeirantes. Dois dos quartos são maiores: 18,05m² cada e banheiro com 8,25m².
A casa de repouso vai receber idosos de ambos os sexos. Por isso, projetou também dois vestuários: feminino e masculino, cada um com 13m². O lar contará ainda com os seguintes espaços: de convivência (68,80 m²), atividades e oficinas (28,80 m²), manicure (6,27 m²), recepção para visitantes (20,10 m²), gerência (11,15 m²), farmácia (13,95 m²), médica (9,0 m²), ambulatório (7,50 m²) e fisioterapia (13,95 m²). Há também um refeitório com 47,32 m², além de cozinha, dispensa e almoxarifado.
A ideia é abrigar 28 idosos no total de leitos. O apartamento do zelador (56,63m²) é acoplado ao fundo da obra e tem dois dormitórios, cozinha conceito aberto e área de serviço. O Lar Stein tem diretoria e conselho fiscal já nomeados e registrados em Cartório. Antes da inauguração, a equipe técnica irá reunir-se para elaborar um regulamento de atendimento e normas internas necessárias.
“O lar terá despesas com equipe técnica e manutenções em geral. Como é uma obra social, residentes e familiares deverão ajudar e o meio público também poderá contribuir”, explicou Brombatti.
Ainda sem previsão de data para inauguração, esse projeto social precisa de ajuda social para concluir os outros 50% restantes da obra. Ainda falta construir o contra piso de aproximadamente 1000m², no valor aproximado de R$ 95 mil; todas as aberturas em PVC, no valor de R$ 198 mil; e os revestimentos de todos os banheiros, ainda não orçados. Quem puder ajudar pode entrar em contato com o Pastor José Felipe Brombatti, nos telefones: (54) 996897141 ou (54) 3286-8288.
O Lar Stein já teve a parceria de vários clubes de serviços de Gramado, meio público e privado como: Rotary Club de Gramado, Lions Club de Gramado, Orbis Clube Várzea Grande, Prefeitura, arquitetura e perspectiva do engenheiro Noreh Frota Michalski, serviços de engenharia da Donin Engenharia e colaborações particulares de doadores.
