InícioEducaçãoGramado e CanelaUma história através das sombras

Uma história através das sombras

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Aliar peças teatrais e acrescentar esta arte cênica com sombras, foi utilizada na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Julita Tissott, bairro Piratini, entre os meses de maio e dezembro. O projeto denominado “Uma história através das sombras”, envolveu 70 crianças que participaram das atividades lúdicas relacionadas a literatura infantil.

Ao aliar a técnica teatral e a literatura, os alunos conheceram o universo da leitura sob uma perspectiva mais atrativa e artística, sendo que em algumas apresentações os personagens se transformavam em sombras durante as peças.

Conforme a diretora da instituição, Regina Sommer, o projeto foi idealizado pela monitora Bruna Strack onde todos os profissionais foram envolvidos, inclusive as famílias, pois algumas atividades foram enviadas para serem desenvolvidas nas residências dos estudantes.

Sobre a escolha do tema, Regina explicou que foi um modo de inovar a inserção da literatura de uma forma mais “encantadora”. “Foi pensado em algo relacionado ao teatro, no intuito de inovar, já que nunca se viu algo relacionado ao Teatro de Sombras na educação infantil, tendo também a junção com a questão literária que pode ser explorada de uma forma tão rica. Era um meio de trazer algo que as crianças iriam amar, pois brincar com sombras é algo que encanta desde os pequenininhos, desta forma se traria a técnica, como é feito, e como poderíamos fazer”, explicou.

Outro fato destacado para a implantação do projeto o fato de Gramado ser conhecida nacionalmente como uma cidade artística, citando como exemplo o Natal Luz, onde diversos espetáculos possuem ligações com o teatro, além dos atrativos turísticos.

Texto: Tiago Manique – [email protected]

Foto: Emei Julita Tissot/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido