Início Exclusivo Assinantes Gramado vacinou 218 idosos nesta sexta-feira

Gramado vacinou 218 idosos nesta sexta-feira

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Profissionais da Saúde aplicaram 218 doses da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (12) no grupo de risco chamado ‘superidosos’. Pela manhã, 81 pessoas com 85 anos completos ou mais receberam a primeira dose da CoronaVac na Vila Olímpica da Várzea Grande. À tarde, 137 idosos foram vacinados no Expogramado.

Foto: Gabrielly Pimentel/JIH

“A esperança é que isso melhore e que a gente possa seguir adiante. Estão todos trancados em casa. É muito complicado”, disse Diná Rama, nora de Olivia D’Ambrose. A idosa, de 86 anos, foi a segunda da fila a ser vacinada no Expogramado.

Foto: Gabrielly Pimentel/JIH

Apesar do alívio de muitos, nem todos que estavam na fila puderam ser vacinados. Algumas pessoas foram embora frustradas, porque não tinha completado os 85 anos ou porque tinha o cartão de vacinação do SUS de outra cidade. A Secretaria de Saúde informou que a partir desta quarta-feira (17), pós-Carnaval, irá montar um plano de aplicação das 157 unidades restantes. Para a próxima aplicação, fica o alerta: o idoso só receberá o imunizante se estiver com 85 anos completos ou mais e se levar os seguintes documentos: 1) cartão do SUS de Gramado (não pode ser de outra cidade); e 2) documento oficial com foto.

“Estas regras foram determinadas pelo estado e pelo Ministério da Saúde. É uma questão burocrática que nós temos que respeitar. Porque esses documentos tem que ser digitalizados e apresentados ao ministério. O SUS é universal para questões de urgência e emergência. Mas a cidade recebeu as vacinas baseado no número de habitantes levantado pelo IBGE. Se a pessoa transferir o cartão do SUS para Gramado, daí teremos justificativa para vacinar”, disse o secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

Foto: Gabrielly Pimentel/JIH

Para atualizar/transferir o cartão do SUS, é preciso comparecer à Secretaria de Saúde no endereço Rua Ernesto Volk, 300, Centro, com: 1) cópia do RG; 2) cópia do CPF; e 3) cópia do comprovante de residência. Se a pessoa idosa não puder sair de casa, poderá solicitar a visita de um agente de saúde pelo telefone: (54) 3295-7100.

Texto: Gabrielly Pimentel – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido