GRAMADO – Profissionais da Saúde aplicaram 218 doses da vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (12) no grupo de risco chamado ‘superidosos’. Pela manhã, 81 pessoas com 85 anos completos ou mais receberam a primeira dose da CoronaVac na Vila Olímpica da Várzea Grande. À tarde, 137 idosos foram vacinados no Expogramado.

“A esperança é que isso melhore e que a gente possa seguir adiante. Estão todos trancados em casa. É muito complicado”, disse Diná Rama, nora de Olivia D’Ambrose. A idosa, de 86 anos, foi a segunda da fila a ser vacinada no Expogramado.

Apesar do alívio de muitos, nem todos que estavam na fila puderam ser vacinados. Algumas pessoas foram embora frustradas, porque não tinha completado os 85 anos ou porque tinha o cartão de vacinação do SUS de outra cidade. A Secretaria de Saúde informou que a partir desta quarta-feira (17), pós-Carnaval, irá montar um plano de aplicação das 157 unidades restantes. Para a próxima aplicação, fica o alerta: o idoso só receberá o imunizante se estiver com 85 anos completos ou mais e se levar os seguintes documentos: 1) cartão do SUS de Gramado (não pode ser de outra cidade); e 2) documento oficial com foto.
“Estas regras foram determinadas pelo estado e pelo Ministério da Saúde. É uma questão burocrática que nós temos que respeitar. Porque esses documentos tem que ser digitalizados e apresentados ao ministério. O SUS é universal para questões de urgência e emergência. Mas a cidade recebeu as vacinas baseado no número de habitantes levantado pelo IBGE. Se a pessoa transferir o cartão do SUS para Gramado, daí teremos justificativa para vacinar”, disse o secretário de Saúde, Jeferson Moschen.

Para atualizar/transferir o cartão do SUS, é preciso comparecer à Secretaria de Saúde no endereço Rua Ernesto Volk, 300, Centro, com: 1) cópia do RG; 2) cópia do CPF; e 3) cópia do comprovante de residência. Se a pessoa idosa não puder sair de casa, poderá solicitar a visita de um agente de saúde pelo telefone: (54) 3295-7100.
Texto: Gabrielly Pimentel – [email protected]