InícioGeralGramado e CanelaGramado lança plano inédito para os próximos 15 anos

Gramado lança plano inédito para os próximos 15 anos

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Gramado acaba de lançar um plano inédito para orientar o desenvolvimento da cidade pelos próximos 15 anos, construído com a contribuição de milhares de moradores e visitantes. Essa participação garantiu que as prioridades do plano reflitam as necessidades e os sonhos da comunidade. Com ideias práticas e inovadoras, a estratégia busca melhorar a vida de quem mora na cidade, criar novas oportunidades de trabalho, valorizar o interior e tornar os serviços mais modernos e eficientes. Algumas ações já começam a ser implementadas, e os resultados devem aparecer em breve, beneficiando tanto os moradores de Gramado quanto os visitantes.

Para o desenvolvimento do planejamento, Gramado utilizou uma abordagem inédita no Brasil: o Place Strategic Foresight©, metodologia baseada em construção de cenários futuros desejáveis, inovação social e inteligência coletiva. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Turismo de Gramado em parceria com a consultoria especializada N/Lugares Futuros.

A estratégia estabelece uma nova forma de pensar o desenvolvimento urbano e turístico de Gramado, indo além do planejamento tradicional e incorporando métodos de antecipação, criatividade e adaptabilidade diante das transformações que impactam as cidades no século XXI.

“Com essa metodologia, Gramado se posiciona como uma cidade que trabalha o seu futuro com intencionalidade e ousadia. Estamos construindo hoje o lugar que queremos ser nos próximos 15 anos”, destaca o Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, que reforça ainda que toda a estratégia contou com diagnósticos feitos com escuta ativa da comunidade local, visitantes, grupos focais e mapeamento digital.

Inspiração como essência e futuro como escolha

O ponto de partida do projeto foi a identificação da singularidade de Gramado — a inspiração. A partir disso, foram mapeadas tendências emergentes no mundo, organizadas em quatro grandes áreas de transformação urbana: cidades em transição climática, bem-estar coletivo, fusão entre digital e físico, e novas formas de viver, trabalhar, aprender e compartilhar.

Com base nesse processo, foram construídos cenários futuros preferíveis para o município, e a partir deles, definidos seis segmentos estratégicos de projeto que irão orientar políticas públicas e investimentos ao longo dos próximos 15 anos:

1. Economia Criativa – valorização dos talentos locais, saberes tradicionais e novas expressões culturais;

2. Turismo Imersivo e Autêntico – experiências conectadas ao território, à história e à identidade de Gramado;

3. Colônias e Ruralidades – protagonismo das áreas rurais como vetores de inovação e hospitalidade genuína;

4. Bem-estar Urbano – criação de espaços e serviços voltados à saúde física, mental e emocional da comunidade e dos visitantes;

5. Inovação e Conectividade – tecnologias aplicadas à melhoria da experiência turística e da gestão pública;

6. Governança Participativa – fortalecimento de redes colaborativas entre poder público, comunidade e iniciativa privada.

Um novo jeito de planejar cidades turísticas

A estratégia adotada por Gramado utiliza ferramentas como cenários múltiplos, backcasting (planejamento reverso) e portfólios de ação ajustáveis, o que permite à cidade navegar por incertezas e responder com mais agilidade e inteligência às transformações globais.

Com essa visão de longo prazo, Gramado reforça seu papel como destino turístico inovador e comprometido com o bem-estar, a sustentabilidade e a criatividade — valores que já fazem parte do seu DNA e que agora também guiarão seus próximos 15 anos de desenvolvimento.

Um novo posicionamento de marca para Gramado

Ao reunir essas frentes estratégicas sob uma mesma visão de futuro, Gramado também redefine sua marca-lugar. O município deixa de ser apenas um destino turístico tradicional para se posicionar como um território criativo, inspirador e inovador, comprometido com o bem-estar coletivo, com a sustentabilidade e com experiências autênticas — tanto para quem vive quanto para quem visita.

Esse novo posicionamento amplia o valor simbólico e econômico da cidade, consolidando Gramado como um modelo nacional de planejamento urbano com identidade e propósito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido