InícioCoronavírusGramado e CanelaGramado amplia público com comorbidades para 18 ou mais; aplicação será nesta...

Gramado amplia público com comorbidades para 18 ou mais; aplicação será nesta terça (25) em drive-thru

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Seguindo recomendações do plano nacional de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde começará a vacinar pessoas com comorbidades que tenham 18 anos ou mais. A aplicação vai ocorrer em formato drive-thru, nesta terça-feira (25), no Expogramado, das 14h às 16h30. Durante a ação, a Prefeitura vai suspender a aplicação da segunda dose para outros públicos-alvo.

Esses cidadãos devem apresentar, no momento da vacinação, documento de identidade com foto, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Gramado ou comprovante de endereço, laudo médico com a descrição da comorbidade, além de cópia da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) por extenso. Pode ser anexado junto à documentação, solicitação médica para a vacina e cópias de receitas de medicamentos de uso contínuo ou laudos de exames que comprovem a doença.

Vacinação a partir de quarta-feira

Segundo a Secretaria da Saúde, a partir de quarta-feira (26), aplicação em pessoas com Deficiência Permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos, pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos e pessoas vivendo com HIV/ Aids, de 18 a 59 anos, ocorre na Sala de Vacinação do Centro Municipal de Saúde (Postão), das 13h às 17h.

Gestantes e Puérperas

A Prefeitura aguarda a chegada de uma remessa de vacinas da Pfizer para retomar a aplicação em gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) com comorbidades, a partir de 18 anos. A expectativa é que a vacina seja entregue ainda esta semana, enquanto isso, as interessadas poderão fazer o cadastro online através do link https://bit.ly/3hN4HNh. A aplicação vai ocorrer na Sala de Vacinação do Postão, das 13 às 17h.

Quem pode se vacinar em Gramado nesta terça-feira

Primeira dose em pessoas com comorbidades;

Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos;

Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos;

Gestantes e puérperas com comorbidades, a partir de 18 anos, desde que apresentando documentação que comprove a gestação; (Aguardando chegada da vacina Pfizer)

Pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos;

Pessoas cadastradas ou no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos;

Relação de comorbidades:

Diabetes mellitus: Qualquer indivíduo com diabetes.

Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação por crise asmática).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR): Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos.

Hipertensão arterial estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

Insuficiência Cardíaca (IC): IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar: Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

Cardiopatia hipertensiva: Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgão salvo).

Síndromes coronarianas: Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).

Valvopatias: Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

Miocardiopatias e pericardiopatias: Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

Arritmias cardíacas: Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

Cardiopatias congênita no adulto: Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados: Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

Doença cerebrovascular: Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

Doença renal crônica: Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunossuprimidos: Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves: Doença falciforme e talassemia maior.

Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40 kg/m2 .

Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática: Child-Pugh A, B ou C.

Como está a atualização em Canela

Vacinação contra a Covid/Aplicações em andamento: 

1ª dose para pessoas com 60 anos ou mais;

1ª dose para grupos com comorbidades – 18 a 59 anos;

2ª dose da AstraZeneca/Oxford para quem já cumpriu o período de 12 semanas ou três meses entre as duas doses;

2ª dose da Coronavac/Butatan para concluir o esquema vacinal das pessoas que realizaram o cadastro.

Horário: 8h às 16h30.

Local: Centro de Feiras

Vacinação contra a gripe:

Atual público-alvo – 2ª etapa: de 11 de maio até 8 de junho

Pessoas acima dos 60 anos

Professores

Horário: 8h às 16h30

Locais: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro Materno Infantil

Cadastro para receber vacinas da Pfizer/Biontech

Público-alvo: gestantes e puérperas maiores de 18 anos e com laudo médico; deficientes físicos, visuais e auditivos com laudo médico; pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades.  

Quando: a partir desta segunda-feira (24).

Local: Centro de Feiras.

Horário: 9h às 16h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido