InícioGeralGramado e CanelaFOTOS e VÍDEO: Vai decolar!

FOTOS e VÍDEO: Vai decolar!

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Falta pouco para ver aviões aterrissando e decolando no Aeroporto de Canela. Um grande passo foi dado na manhã desta segunda-feira (2), quando a Infraero entregou a primeira parte das obras antes do prazo estipulado de 120 dias. Em dois meses, após a outorga ser repassada para a Infraero, o equipamento foi apresentado. Os investimentos foram de R$ 20 milhões, oriundos da própria estatal.

As melhorias incluíram o alargamento da pista de pouso e decolagem, que passou de 18 metros para 30 metros, e a extensão de comprimento, que passou de 80 metros para 1.340 metros. Também foi instalado o Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) em ambas as cabeceiras. Com essas obras, o Aeroporto de Canela está qualificado para receber voos regulares de aeronaves com capacidade de até 72 passageiros, podendo ser ampliado para 140.

Em conversa com a reportagem do Jornal Integração, o secretário do Ministério da Reconstrução, Milton Zuanazzi, citou que, em um prazo de 30 dias, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve ir com um avião no modelo que será operado no Aeroporto de Canela para os primeiros testes.

“A FAB vai vir para esse teste e analisar a pista. Após esse processo, será certificado e, após isso, estará autorizado para funcionar. A partir deste momento, fica a cargo das companhias aéreas analisar o destino, a demanda e começar a ofertar os voos”, disse.

O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destacou a responsabilidade da Companhia no cumprimento dos prazos acordados e no aprimoramento da infraestrutura dos aeroportos gaúchos. “A Infraero está presente apoiando a reconstrução do Rio Grande do Sul e nossos investimentos no Estado são uma prova disso, somados aos esforços que já envidamos também nos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo”, destacou.

Barzellay anunciou ainda que, a partir de janeiro, novos investimentos serão realizados no Aeroporto de Canela. “Temos o compromisso de colocar o balizamento noturno para operar voos de 24 horas. Vamos trazer nossa estação meteorológica para dar mais segurança para trabalhar também por instrumento, não somente visual. É um pedido das companhias aéreas, e vamos buscar também a internacionalização, mesmo que temporária”, anunciou.

Fotos: Tiago Manique/JIH

Constantino Orsolin, prefeito de Canela:
“Em 2022, estava concluindo o contrato de concessão do estado com o município. Somente para fazer o cercamento do aeroporto custaria cerca de R$ 4 milhões. Não tenho esse dinheiro. A Infraero aconselhou devolver ao Estado, e que passaria ao Governo Federal, o que tornaria o processo mais rápido. E assim fizemos. Foi tudo rápido. Essencial para o turismo da região. As operadoras poderão fazer pacotes. Muito feliz em ver que há muita gente competente e séria neste país. Começamos a explorar e aumentar ainda mais o nosso turismo.”

Thiago Weinstein, diretor Comercial da Infraero:
“Equipamento importante para Canela e região. Vocês nos ensinam como fazer turismo. A Infraero acreditou e já estamos trabalhando para desenvolver o aeroporto, com conversas com companhias aéreas, setores de locação de veículos e com as empresas que estão aqui. Em curto espaço de tempo, anunciaremos mais novidades.”

Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Estado:
“Naquele momento [catástrofe climática em maio] era necessário o apoio de todos. Unimos forças para entregar os melhores resultados. O aeroporto é muito mais que um equipamento turístico, é efetivamente uma forma de o Rio Grande do Sul, pós-calamidade, poder virar a chave da dependência de um único equipamento do estado. Muitos outros aeroportos virão neste modelo. Que o RS volte a ser, no turismo, o responsável pela retomada econômica.”

Milton Zuanazzi, secretário Nacional do Ministério da Reconstrução do RS:
“Essa obra se insere em um momento significativo para a aviação regional brasileira. Viabilizar uma aviação regional eficaz. Uma peça-chave é o administrador do equipamento, no caso, a Infraero. O olhar do setor da aviação é diferente. É um grande momento. Considero que essa vinda [da Infraero] é o primeiro grande passo. Muitas pessoas nos ajudaram para essa viabilização. Falei com as empresas aéreas e elas falaram que aqui [Canela e região] não tem como não ser viável economicamente.”

Rogério Barzellay, presidente da Infraero:
“Voltei no começo de 2023, com a missão de resgatar a Infraero com uma vocação de investir em aeroportos regionais. É um programa do presidente Lula. Sempre acreditei muito em Canela. Há muitas coisas ainda para fazer aqui e em outros aeroportos. Estou feliz por fazer uma entrega dentro do prazo. A obra deu bastante trabalho devido às condições climáticas.”

Gilberto Cezar, prefeito eleito de Canela:
“Muito positivo para a cidade e região, pois este equipamento vai melhorar e muito o turismo e vamos trabalhar bastante para isso acontecer.”

Confira abaixo no Facebook do Jornal Integração a cerimônia completa da entrega desta primeira fase das obras e o que disseram as autoridades:

https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/3754576744791143

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido