InícioVariedadesGramado e Canela"Foi um sucesso", destaca patrão sobre os festejos farroupilhas

“Foi um sucesso”, destaca patrão sobre os festejos farroupilhas

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – A avaliação positiva do patrão do CTG Querência, Jéferson Lodéa, é destinada ao evento ‘Festejos Farroupilhas’, realizado pela entidade tradicionalista. A celebração começou com a retirada da centelha do fogo simbólico da pátriapelos cavalarianos, em frente ao prédio da Prefeitura, e foi levada até a nova sede social do CTG, no Saiqui, onde ficou até o final da festividade. As atrações musicais e o Desfile Farroupilha que reuniu mais de 190 cavalarianos marcaram o evento.

Lodéa conversou com a reportagem do Jornal Integração, nesta quinta-feira (23), e além de avaliar o evento, cobrou a comunidade que, segundo ele, não participou ativamente dos festejos e destacou que os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) são seguros em relação ao risco de contágio da Covid-19. “Realizamos tudo o que foi proposto. Em termos de participação da comunidade em geral, ficou um pouco a desejar. Entendo que o atual cenário está complicado, e muitas pessoas estão receosas, mas acredito que o pontapé inicial foi dado. Os CTG´s são lugares iguais aos outros, não vejo o motivo de acharem que num restaurante estão mais seguros do que num CTG, enfim. Agradeço de coração a cada um que nos prestigiou, sendo nas rondas crioulas, nos shows artísticos, nas noites culturais e principalmente no torneio de laço. Fazendo uma avaliação geral, dá pra se dizer, sim, o festejo farroupilha foi um sucesso”, destacou o patrão.

ATRAÇÕES – O ‘Festejos Farroupilhas’ contou com atrações musicais como o Grupo Retruco, Marca do Tempo e Volnei Gomes, além da tradicional noite de declamações, torneios de truco e 66 e o Desfile Farroupilha que reuniu cerca de 190 cavalarianos no percurso do Parque do Palácio até o Saiqui.

O evento também reuniu, no ‘Torneião Farroupilha’, laçadores e laçadoras que competiram no Laço Individual, Taça Farroupilha (duplas), Laço Prenda e Laço Dupla Oficial. Os pequenos também participaram, na Vaca Parada, nas categorias bonequinha, prendinha, piazinho e piazito.

“Esse ano foi muito diferente, mas fizemos o de sempre, com a diferença de ao invés de fandangos, foram realizados shows. E nesse ano, em especial, o concurso interno de peões e prendas que sempre é realizado em julho, aconteceu junto dos festejos devido a alteração no calendário estadual por conta da pandemia”, explicou ele.

MUNICÍPIO – A Secretaria de Turismo também realizou, paralelamente, a Semana Farroupilha de Canela que ocorreu entre 13 e 20 de setembro, e promoveu chasques, oficinas gastronômicas, declamações, palestras, shows virtuais e danças relacionadas ao tradicionalismo gaúcho.

Kerolin Acordeonista e seu pai, Grupo Retruco, Grupo MLG, Amaranto, Os Tapejaras, DTG Amigos Estancieiros, CTG Querência e o curador do evento, Márcio Cavalli, foram os responsáveis por entreter o público durante o evento com as apresentações artísticas.

As transmissões foram feitas pelos canais @canelars no Youtube e Facebook. Com a adoção de medidas de segurança sanitária, os conteúdos digitais foram gravados na Churrascaria Garfo & Bombacha.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido