Tiago Manique
CANELA – A voz marcante do rádio que narrou em detalhes o título do Estadual Amador do Serrano de 1998, de conduzir cerimônias e um militante político arrojado e ao mesmo tempo conciliador deixará saudades, principalmente aos canelenses.
Faleceu na madrugada desta sexta-feira (5), aos 58 anos, Eduardo Rodrigues, conhecido como Xuxu. Ele estava tratando de um reumatismo crônico e de uma doença renal e, mais recentemente, de uma pneumonia. Na semana passada, estava internado no Hospital de Caridade de Canela (HCC) e foi transferido para Caxias do Sul.
Xuxu, como era carinhosamente chamado, começou a trabalhar na extinta Rádio Excelsior de Gramado. Também atuou em duas oportunidades em Bom Jesus, na Rádio Nordeste e na Clube de Canela, onde, através de sua voz, contou muitas histórias de canelenses, retratando o cotidiano e uma das principais atuações. Como narrador dos jogos aos domingos à tarde do Serrano no período do Estadual Amador, entre outras competições municipais e regionais.
Era ativo politicamente. Filiado ao MDB, foi presidente do partido e ajudou no crescimento da sigla, que comanda atualmente a Prefeitura de Canela, desempenhando papel importante na busca de filiados e na captação de projetos nos bairros.
Alziro Daros, o Dilo, atual secretário de Trânsito de Canela conversou com a reportagem do Jornal Integração e falou sobre Xuxu, o qual chamou de “irmão”. Dilo recorda-se do amigo como um dos grandes profissionais da comunicação de Canela que conheceu e incentivador do esporte canelense. “Fui diretor de Esporte durante 8 na gestão de 2009 a 2012, e de 2017 a 2020, e ele sempre nas finais de campeonato apresentando o cerimonial voluntariamente, nunca me cobrou, tudo para ajudar o esporte de Canela. Não desmerecendo ninguém, um dos maiores e melhores locutores que eu vi na região. É uma pessoa que vai deixar muita, saudade”, disse.
Dilo conta que a ligação entre ele e Xuxu era além do esporte ou da Rádio Clube quando atuaram juntos. Eram amigos próximos, conselheiro, um irmão que ajudava em diversas situações.
“Era um irmão para mim, tenho certeza que ele me via assim também. Jogávamos baralho, brincávamos, uma pessoa maravilhosa de coração enorme e acho que o município perde muito. Um dos maiores incentivadores do esporte, pessoa correta, honesta, que vai nos deixar muita saudade, mas também vai nos deixar muita lição, aprendi muito com o Eduardo. Sempre foi o meu mentor, uma pessoa totalmente do bem, então infelizmente nós, todos os amigos e familiares. Um descanso para ele em paz e que lá de cima ele continue nos ajudando para gente seguir nossa caminhada”, disse de forma emocionada.

Constantino o considerava como irmão
Colega e amigo pessoal, o prefeito de Canela Constantino Orsolin manifestou-se através de sua rede social e tratou Xuxu como um “irmão”. “Me despeço de um grande amigo que partiu. Ainda não consigo acreditar que meu irmão se foi. Meu coração está de luto e meu peito já transborda de tristeza. Prometo sempre rezar por você, irmão, para que Deus lhe proteja aí em cima. É muito estranho saber que amanhã não poderei ouvir sua voz. Espero que saiba o quanto você significa para todos nós. Sua falta será sentida todos os dias. Adeus, meu bom amigo, e que você descanse em paz. Interceda por nós para continuarmos a jornada que você tanto ajudou a construir”, descreveu.
Xuxu deixa a esposa, uma filha, um enteado e um neto que criou como filho. O sepultamento será neste sábado (6) às 9h, e a cerimônia de despedida está ocorrendo na Capela da ACM.

LEIA TAMBÉM