GRAMADO – “Gramado vai ver que a literatura e a poesia vão florescer”. Foi com versos como este que a poetisa Jessica Rodrigues iniciou a apresentação oficial do FiliGram (Festival Internacional Literário de Gramado) nesta quarta-feira (27). O evento foi idealizado pela Secretaria de Cultura e acontecerá de 2 a 11 de setembro, no Território Criativo Vila Joaquina, junto ao Lago Joaquina Rita Bier.
Na ocasião, foi apresentada a temática do festival, que é “O livro está sobre a mesa: o papel da literatura em momentos de transformação”, exaltando a cultura e a literatura como bandeira principal, contando com personalidades nacionais e internacionais para compor a sua vasta programação, que será gratuita. Nomes como Zeca Baleiro, Aline Bei, Jeferson Tenório, o português Afonso Cruz e a sul-africana Futhi Ntshingila estão entre os confirmados. Um dos nomes de peso na parte musical é o de Fernando Anitelli, vocalista da banda O Teatro Mágico.
“A gente se preocupa com a nossa população e com as pessoas que vão ter a vida transformada por esse evento”, enfatizou o secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, que também apresentou os eixos temáticos que vão compor o FiliGram, acompanhado pelo coordenador de conteúdo, Fernando Gomes. São eles, o eixo Polaroid Brasil, falando sobre diversidade, sustentabilidade e futuros possíveis; Mercato, abordando o mercado editorial; Orgânico, trazendo o engajamento digital de autores e leitores; Campi, falando de academia, teoria e alegria; e o Digiteen, com a parte lúdica e linguagens teen.
Além da realização de sessões de autógrafos, painéis e debates, também acontecerá um programação noturna, denominada FiliGram Nights, em bares e restaurantes da cidade, unindo literatura e gastronomia. “Gramado é uma cidade que respira turismo e cultura todos os dias, e cada um com suas ideias inovadoras como este festival fez Gramado se transformar em uma cidade desejada”, destacou o prefeito Nestor Tissot.












