InícioEducaçãoGramado e CanelaFilas de espera superam 700 crianças na Educação Infantil

Filas de espera superam 700 crianças na Educação Infantil

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA/GRAMADO – 766 crianças. Esse é o montante que aguarda na fila para ingressar na Educação Infantil nos dois municípios neste começo de ano letivo, sendo 566, em Canela, e 200, em Gramado. Por conta de obras que estão em fase final de execução, Canela vai diminuir essa fila de espera nas próximas semanas.

O problema não é novidade para as Secretarias de Educação, que buscam medidas para resolver a questão, seja por meio de convênios com instituiçõesprivadas, ampliações nas escolas ou com a montagem de salas modulares. A expectativa das pastas é diminuir os números, gradativamente, a partir deste mês. Educação Infantil retornou às atividades nos dias 3 e 4 de fevereiro, respectivamente, em Gramado e Canela.

A reportagem do Jornal Integração conversou com a secretária de Educação de Gramado, Simone Andreis, e com a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Canela, Janete dos Santos. Além das filas de espera, as responsáveis pelas pastas discorreram também sobre as obras nas escolas, primeiras impressões sobre o começo das aulas e controle da defasagem pedagógica.

Simone Andreis está a frente da pasta há um ano – Divulgação

Simone ressaltou que, no ano passado, cerca de 700 crianças da fila de espera foram encaminhadas para as escolas, após ampliações. “Isso é possível pela compra de vagas, temos três escolas que adquirimos. A ideia, atualmente, é fazer convênio com uma associação para que consigamos ter um número maior de crianças atendidas. Isso é histórico (filas de espera). Acho que não há nenhum município que consiga zerar uma fila, então tentamos minimizar o máximo possível o número de crianças dentro da espera”, sublinhou.

Janete apontou em qual setor está a maior demanda de vagas da Secretaria, que chegam a superar 500 crianças na fila. Ela lembrou que as compras de vagas para aumentar o aporte na estrutura são feitas com as Associações contratadas por licitações e os educandários que necessitam de mais vagas são destacados nos editais para eliminar a espera. A pasta soma 98% na frequência dos alunos nesta retomada presencial.

“Nos Pré´s é obrigatório zerar e estamos conseguindo. Vemos um aluno, já organizamos um lugar. A nossa fila é nas creches, somente berçário e maternal. Estamos, neste ano, credenciando até mil vagas e apareceram duas associações: a Cidade das Flores e a CEAI (Comunitário Educativa de Assistência e Infância). A minha maior demanda está sendo no centro e compramos mais vagas aqui. Pode acontecer assim: A associação ter um espaço que comporta 200 alunos, como precisamos, e nos comunicar. O Conselho Municipal irá lá ver se está tudo direitinho, estrutura, parte pedagógica, enfim. Depois disto, com a aprovação poderemos conveniar e fazer o contrato”, pontuou.

A distribuição dos alunos acontece da mesma forma nos dois municípios. As pastas de Educação buscam dar preferência em colocar as crianças em educandários que fiquem perto das moradias ou no itineráriodos responsáveis.

Vagas serão liberadas após término de obras

A principal arma para zerar as filas está nas obras de ampliações das EMEI´s. De acordo com Simone, em Gramado sete novas salas foram entregues em 2021: três na EMEI Tia Carmelina I, no bairro Várzea Grande, e quatro na EMEF Presidente Vargas, no bairro Dutra, que já estão sendo utilizadas. Atualmente, há obras em andamento nas EMEI´s Branca de Neve e Paulina Benetti. A pasta também trabalha com a transferência da EMEI Tia Alice para um local que poderá receber uma demanda maior de alunos e centralizar a escola. O educandário não será movido do Planalto, mas ficará em um ponto de maior fluxo de pessoas.

A maior obra será realizada na EMEI Raio de Sol, na Vila do Sol, por meio de um convênio com o Governo Federal.  “Já está liberado para projetos complementares, o governo irá liberar os recursos. Logo poderemos entrar com os processos licitatórios”, contou.

Janete revelou que 21 salas modulares serão implantadas – Fernando Gusen/JIH

A novidade, em Canela, é a implantação de 21 salas modulares nos educandários no primeiro semestre. As novas aquisições serão utilizadas para expandir o turno integral. As EMEIEF´s contempladas são: Severino Travi, Barão do Rio Branco, Cônego João Marchesi, João Alfredo C. Pinto, Ernesto Dorneles, Dante Bertoluci e BertholdoOppitz.

Outras obras de expansão também farão com que 300 vagas sejam liberadas já em março na Educação Infantil. “A antiga Cardiocor está sendo reformada e vão ser disponibilizadas 150 vagas, vai virar uma escola. Na EMEI Lucimara Basei, no São Lucas, fizemos um aditivo e teremos mais vagas, além de mais algumas na Jardim das Hortênsias. Vão ser liberadas, no total, em torno de 300 vagas”, revelou.

Falta de professores e funcionários dificulta começo das aulas em Gramado

Simone levantou que a maior adversidade está sendo a falta de profissionais neste início de ano. Ela argumentou que não houve falta de planejamento da pasta e revelou o motivo do problema.

“Claro que, em fevereiro, houveram exonerações, as gestantes que se afastam, e tudo isso foge do cronograma. Temos um problema muito sério para que as pessoa aceitem a contratação. Isso nos atrasou muito. Estamos ainda com falta de cozinheiras, monitores e alguns professores”, descreveu a secretária, que também ressaltou que a Educação está buscando alternativas para sanar este problema nestas primeiras semanas do ano letivo.

Ao contrário do que ocorre em Gramado, Canela não passa pela falta de professores ou funcionários. Com a extinção da EMEI Professora Dináh Reis Signori, os educadores foram realocados, ocupando vagas em outros educandários.

“A infantil, como estamos terceirizando, eu compro um número de vagas e o resto não é com a gente. Merendeiras, serviços gerais é tudo com eles (Associação). Nas nossas está tranquilo, temos os quadros fechados. Como paralisamos a Dinah, os professores foram realocados nas outras escolas. Não está faltando professor, pois não aumentou o número de alunos”, comentou.

Defasagem pedagógica

A maior preocupação das duas Secretarias está na perda pedagógica que os alunos sofreram com a pandemia. O foco será no pedagógico, no conteúdo, que, segundo elas, acabou se perdendo durante os dois anos em que a Covid-19 foi a principal preocupação.

“O 2021 ficou muito na questão sanitária, do cuidado, da preocupação com a doença e a parte pedagógica não tão trabalhada como gostaríamos. Este ano o foco tem que ser apostar nas questões pedagógicas, com aulas de reforço, projetos e com as oficinas de contraturno, para que a gente consiga diminuir essa defasagem na aprendizagem que ficou da pandemia”, projetou Simone.

Janete completou na mesma linha. “Estamos organizando um grupo de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil para focar nessa questão e não só no assistencialismo. Se temos uma escola, com professores, temos que ter o pedagógico. A gente sente que isso falta na nossa rede”, citou.

Gramado possui 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), 14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), além de três Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF). 6.300 alunos estão matriculados na rede de ensino do município

Já Canela tem nove Escolas de Educação Infantil (EEI) terceirizadas, nove EMEI´s e 13 EMEIEF´s, sendo oito de turno integral. 5.192 crianças estão matriculadas na Secretaria de Educação.

Universitários gramadenses ganham aporte para o transporte

A Câmara de Vereadores aprovou o repasse de R$ 2 milhões para a União Gramadense de Estudantes Universitários (UGE). O valor abrange o ano inteiro. Simone citou que o serviço voltou a ser realizado por meio de processo licitatório por apresentar diminuição de custos. Anteriormente, na gestão do governo de João Alfredo Bertolucci (PDT), o serviço era feito por meio de uma parceria direta com a Associação.  

A prestação de contas e o repasse são feitos mensalmente.

Em Canela, conforme Janete, o repasse não será feito enquanto as associações,que ficam a frente do transporte, não prestarem contas referentes a 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido