CANELA – A Blue Show e a Abrasel se preparam para a retomada dos eventos no final do ano, trazendo novidades que unem experiências e entretenimento com o melhor da gastronomia local e muita solidariedade. Entre os dias 22 de outubro e 9 de janeiro acontece o primeiro Festival de Gastronomia & Vinhos, que movimentará a cidade durante 80 dias, de 22 de outubro a 9 de janeiro. A atração gastronômica ocorre na praça João Corrêa durante o Sonho de Natal.
Os empreendimentos envolvidos almejam ampliar o fluxo de pessoas circulando pelo comércio central, bem como na rede hoteleira. Durante os quase três meses de duração do evento, o festival reunirá dez estações gastronômicas comandadas por chefs e restaurantes de Canela, que preparam diferentes receitas para harmonizar com mais de 20 rótulos de vinhos e espumantes.
O espaço ainda contará com diversas outras atrações para toda a família, como estações de piquenique, cenários instagramáveis, espaço pet e um lounge do Paradouro Kids. Além de movimentar a gastronomia, o turismo e a economia local, o evento também aposta na solidariedade, revertendo parte das vendas do festival para ajudar quem mais precisa, através do cashback solidário. A cada ticket vendido nas estações gastronômicas, 1kg de alimento será doado para a Assistência Social de Canela.
E para garantir a segurança do público durante a pandemia, o espaço contará com controle de acesso e todos os demais protocolos sanitários vigentes no momento da realização, de acordo com as medidas de enfrentamento a covid-19 no município de Canela.
“Nossa proposta é movimentar o turismo da região, destacando a rica produção gastronômica de Canela, ao lado das inúmeras belezas naturais da nossa cidade, já conhecida pela sua hospitalidade. Em um ambiente sofisticado, aberto ao público e com todos os cuidados de segurança sanitária, queremos fazer desta uma das maiores experiências gastronômicas do Rio Grande do Sul”, explica Alexandre Rangel, diretor da Blue Show.
Empresários do setor reclamam da iniciativa
Alguns empresários do setor estão reclamando do evento, especialmente por causa da duração. Segundo eles, trata-se de um período em que geralmente conseguem recuperar faturamento perdido durante o ano e, principalmente, no início deste ano, quando foram obrigados a ficarem com as portas fechadas de fevereiro a maio por causa da pandemia.
E para também participarem do festival alegam não ter condições de montar novas equipes e estruturas mantendo a mesma qualidade do que em seus estabelecimentos por tanto tempo, 80 dias. “Nossas casas têm alta qualidade e isso é difícil de reproduzir em uma praça. Logo, é ruim para as nossas marcas e até mesmo para o município, pois ali são servidas refeições rápidas e em ambiente improvisado”, comenta um empresário que não quer ser identificado.
Como não há condições para se juntar na praça, também alegam concorrência desleal, pois assim as refeições serão vendidas na praça em condições inferiores e com menores preços, espantando o fluxo dos restaurantes. “É uma concorrência desleal. Nós temos de manter nossas casas com o alto custo que geram e teremos concorrentes novos improvisados e até com as condições higiênicas e sanitárias altamente questionáveis”, acrescentou. “Se fosse algo por uma semana, ou no máximo duas, lá em janeiro, quando o fluxo original do Natal já terá diminuído, até seríamos favoráveis, mas durante todo o período é impraticável”, finalizou.
SERVIÇO
Festival de Gastronomia & Vinhos
Quando: De 22 de outubro a 9 de janeiro
Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 22h
Onde: Praça João Corrêa
Apoio: Sebrae RS | Secretaria de Turismo – Canela/RS
Realização: Blue Show & Abrasel
Mais informações em breve no instagram oficial @gastronomiaevinhos










