GRAMADO – O evento mais querido e aguardado pelos gramadenses está batendo na porta. A 32ª Festa da Colônia acontece de 27 de abril a 14 de maio, no complexo do Expogramado. O evento celebra a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento do município.
A festa terá 18 dias de duração, funcionando diariamente das 10h às 22h no complexo do Expogramado. Não abrirá somente nas quartas-feiras, 3 e 10 de maio.
Segundo a coordenadora da Festa da Colônia, Paula Kohl, a edição deste será muito especial. “Vai ser muito especial essa festa, vamos dar cor e alegria para os gramadenses e, acima de tudo, vamos resgatar nossas histórias e origens”, salienta.
O Museu das Etnias terá um espaço novo amplo no Complexo da Expogramado e contará com o trabalho do museólogo do município, Márcio Dillman de Carvalho. O objetivo do espaço será resgatar a história dos imigrantes alemães, italianos e portugueses.
Uma das novidades que serão vistas pela comunidade que se fará presente na festa é a Casa das Soberanas, um lugar destinado à Rainha, Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo. No espaço, um ambiente aconchegante que vai permitir com que a imprensa e a comunidade conversem e conheçam a corte.
Uma brizoleta, transferida da Serra Grande para a Expogramado, oferecerá oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do Município de Gramado e o nascimento da Festa da Colônia, e um momento gastronômico com aprendizado da culinária regional. “Essa escolinha [a brizoleta] é uma das atrações mais especiais, não podemos deixar morrer nossas origens e o objetivo de trazer toda a estrutura da brizoleta pra cá é isso, valorizar e relembrar cada vez mais as histórias que nos fizeram chegar até aqui”, lembra Paula Kohl.
Nos canteiros do centro da cidade e no local da festa, muitas mudas de verduras e hortaliças foram plantadas. A ideia partiu do Secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni e do Coordenador do Horto Municipal, Márcio Pottratz.
“Queremos mostrar como é realmente uma propriedade do interior, mostrar a festa como se tivéssemos chegando na casa de algum produtor lá do interior. A ideia é que as pessoas sintam a energia e as tradições do interior”, afirmou Rafael Ronsoni.



A força das agroindústrias do município poderá ser conferida na Feira de Produtos, onde serão comercializadas compotas, licores, embutidos, facas artesanais, mel, queijos, chás, geleias, vinhos, cervejas e artesanato rural. Também haverá venda dos tradicionais bolinhos de batata e sucos de uva.
O Desfile de Carretas ocorrerá em dois sábados, dias 6 e 13 de maio, às 16 horas, na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre a Expogramado e a rótula na esquina com a Avenida das Hortênsias, retornando pelo mesmo trajeto. Estarão participando cerca de 28 carretas decoradas.
Bandinhas e Grupos folclóricos
No Palco Principal ocorrem apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Neste ano a Festa terá a presença de grandes bandas do cenário musical nacional. Super Banda Choppão, Brilha Som, Portal da Serra, La Montanara e Banda Real são alguns nomes que estarão no evento.
Corte na Rádio Integração Digital
A Rainha, Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo e as Princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo, estiveram no estúdio da Rádio Integração Digital e participaram da programação para fazer o convite para a festa aos ouvintes. A entrevista com a corte, conduzida pelo jornalista Fernando Gusen, pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração.

Texto: Gabriel Bremstrop
Eu sempre participava dessa festa, dês da primeira, tocando em bandinhas tocando e cantado em corais, fazia música italiana romântica solo, e a duas festas atrás não sei por que cargas d água não me convidaram mais, chateado com a Gramadotur!
Bom dia sou artesa gostaria de participar fem como
Moro em parobe já morwi ai