CANELA/GRAMADO – Engarrafamentos, aglomerações e lotação. Separadas por sete quilômetros de diferença, Canela e Gramado estão recebendo milhares de turistas neste feriadão de Corpus Christi. As prefeituras intensificaram a fiscalização desde a quinta-feira (3) para garantir que os moradores e visitantes cumpram os protocolos impostos pelo Estado.
A reportagem do Jornal Integração circulou pelas duas cidades durante a manhã e a tarde deste sábado (5) para conferir a movimentação dos turistas e moradores. Os principais pontos turísticos estiveram lotados e as áreas centrais tem extensos engarrafamentos e aglomerações.

De acordo com Mauro Salles, presidente do Sindtur Serra Gaúcha, a expectativa é de que os estabelecimentos do setor hoteleiro, que possuam o Selo Turismo Responsável, atinjam os 75% de lotação permitido pelo Sistema 3As. “Pelo que a gente viu, a maioria dos hotéis vai atingir este número, o que é bom para dar um alento para a economia local”, comemorou. Salles também destacou que o Sindtur orientou seus associados para que os protocolos sejam seguidos e respeitados. “Temos discutido com as autoridades e entidades para que todos façam o mesmo e que tenhamos um turismo responsável neste período”, finalizou ele.
MOVIMENTAÇÃO

Principais pontos de circulação e de comércio em Gramado, a avenida Borges de Medeiros, rua São Pedro, rua Garibaldi e Avenida das Hortênsias registram aglomerações de pedestres e restaurantes beirando a lotação. A maiorias das pessoas estava usando máscara.
Em Canela, o fluxo de pedestres esteve concentrado ao redor da Igreja Matriz, avenida Osvaldo Aranha e rua Felisberto Soares. A exemplo da cidade vizinha, os visitantes estavam respeitando a normativa do uso de máscara.
A ERS-235 que liga as duas cidades registra uma grande movimentação de automóveis, em maioria, se deslocando de Canela até Gramado. A ERS-466 que liga Canela ao Parque do Caracol também registra filas de carros.

“A maioria está respeitando os decretos”
O garçom, Jonatha Manéa, lamenta a dificuldade de entendimento de alguns clientes perante os protocolos, mas destaca que a maioria está respeitando os decretos. “Eu acho muito difícil a comunicação com os clientes porque alguns não respeitam as normas que nós temos que seguir, sendo que todo mundo está na mesma, mas a grande maioria está respeitando os decretos e o uso de máscaras e distanciamento tranquilamente”, contou o rapaz que trabalha em Gramado.