GRAMADO – A gastronomia, agroindústrias e a hospitalidade característicos das famílias do interior do município se concentram no complexo do Expogramado para a 31ª Festa da Colônia. E nas ruas centrais se vê uma decoração que remete às etnias alemã, italiana e portuguesa, que estão na origem do crescimento de Gramado.
A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã deste sábado (30), no palco LIC, com a participação de autoridades e das soberanas da Festa, Maxine Fassbinder (Rainha), Alessandra Grauer e Mariana Pereira (Princesas).
O vice-prefeito Luiz Barbacovi representou o prefeito Nestor Tissot que está em recuperação de saúde. Lembrou que em menos de seis meses foram realizadas duas edições do evento (a anterior foi em setembro). “Estamos incentivando a ampliação dos negócios dos nossos agricultores”, citou Luia, referindo-se à existência de quase 100 agroindústrias no interior de Gramado.
A secretária adjunta de Cultura do Estado, Gabriella Meindrad, cumprimentou Gramado e elogiou a realização de eventos como a Festa da Colônia que contribuem para a “construção da identidade cultural das comunidades do interior”.
O presidente da Câmara, Renan Sartori, disse que a festa “é uma das mais importantes manifestações da nossa cultura e da nossa história”.
Para a presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Volk, a Festa foi construída por muitas mãos ao longo dos anos e fez questão de citar as equipes da secretaria e da Gramadotur, além dos patrocinadores e apoiadores do evento. “Todos vocês são importantes para a Festa. Não fazemos nada sozinhos”.
O secretário de Agricultura, Rafael Ronsoni, lembrou a força das comunidades do interior de Gramado para a economia do município e frisou que a administração municipal está acompanhando este esforço com o asfaltamento de estradas e incentivo à abertura de novas agroindústrias. “Estamos entregando hoje mais cinco certificados que possibilitam a legalização de novos negócios no interior”, comentou.
Já o secretário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Ike Koetz, comentou a realização, paralelamente à Festa da Colônia, da 10ª Feira Feito em Gramado, nos pavilhões da Expogramado. “São eventos que tem o DNA de Gramado, resumem o empreendedorismo das pessoas do interior e dos microempreendedores locais”, citou.
O presidente da Câmara, Renan Sartori, disse que a Festa “é uma das mais importantes manifestações da nossa cultura e da nossa história”. A cerimônia encerrou com a declaração da abertura oficial da Festa pelas soberanas do evento.
Momento de emoção
A cerimônia também foi marcada pela emoção. O secretário Rafael Ronsoni agradeceu o envolvimento da decoradora Neka Pante, que mesmo em uma cadeira de rodas, fez questão de acompanhar a colocação da decoração nas ruas e no Expo, atividade que já desenvolve há muitos anos. Ela foi aplaudida de pé quando entrou no espaço da cerimônia. Também foi lembrado o gramadense Remi Parmegiani, que por muitos anos se envolveu na realização da Festa, e que faleceu este ano. Foram momentos de emoção a todos os presentes.
Novo roteiro gastronômico
Durante a cerimônia de abertura ocorreu o lançamento do Tour dos Sabores – Rota Várzea Grande e Serra Grande, que tem ênfase na gastronomia. O roteiro busca desenvolver o conceito da origem à mesa. Nele, o turista vai conhecer como são produzidos doces (Doces Masotti – Loja de Fábrica), ovos (Ovos Dourados – Galinhas Felizes), e facas artesanais (SG Facas Artesanais). Tem forte apelo gastronômico, pois em cada um dos pontos serão degustadas as delícias produzidas em cada local. A duração será de aproximadamente 3 horas. Ele operará a partir da Praça das Etnias no centro de Gramado, sempre às terças e quartas à tarde.
Este roteiro vem se somar a outros quatro já existentes: Linha Ávila, Quatrilho, Tour do Vinho e Raízes Coloniais. A Festa da Colônia de Gramado acontece até o dia 15 de maio no Expogramado, com entrada e estacionamento gratuito.











