CANELA – A temporada de 2024 das competições municipais se encerraram no domingo (15), com o título do Abelhudos, sendo campeão do Campeonato de Futebol 7, em vitória por 1 a 0, diante do MB Santa Marta, em partida realizada no Parque do Sesi.
Esta foi a última competição do ano organizada pelo Departamento Municipal de Esporte e Lazer (DMEL). O DMEL divulgou um balançou da temporada que soma reformas de infraestrutura, novas competições, ações solidárias, recuperação de categorias e competições, o ano foi marcado por dedicação e avanços no cenário esportivo municipal.
Infraestrutura esportiva
O ginásio Carlinhos da Vila recebeu manutenções ao longo do ano para que pudesse estar apto para receber competições. Em março, o piso foi totalmente reformado, com ações como lixamento, pintura e reparos nos parquês danificados, custeados pelos próprios servidores. Além disso, o placar eletrônico passou por diversas manutenções, e as redes das goleiras e a de proteção da quadra foram substituídas e mantidas semanalmente.
Também foi realizada uma reforma completa das arquibancadas, trazendo mais conforto aos espectadores. A limpeza do ginásio e da quadra, foi conduzida pelo DMEL, com apoio ocasional da Escola Noeli.
Competição e inclusão
Conforme o DMEL, o ano foi um recorde considerado histórico de 19 competições esportivas entre março e dezembro, envolvendo 1.997 atletas distribuídos em 205 equipes, além de mais de 2.200 pessoas diretamente envolvidas.
Entre os destaques, está o torneio de Vôlei de Areia masculino e feminino, realizado pela primeira vez no Parque do Lago, em março. A modalidade de vôlei também celebrou a retomada da categoria masculina, ausente há 15 anos, e a continuidade da feminina.
O futsal seguiu com categorias diversificadas: 1ª, 2ª e 3ª Divisões; Veterano; Master; Sênior; Feminino (adulto); e Sub-09, Sub-12, Sub-13 e Sub-15. O ano também marcou a realização de campeonatos de Bocha em Equipes, Canastra e Pênaltis em Duplas, além do retorno do Futebol Sete, que segundo o DMEL, busca resgatar o tradicional Varzeano de Canela.
Solidariedade e impacto social
Além das competições, o DMEL promoveu ações sociais, arrecadando cerca de 2 toneladas de alimentos em processos disciplinares de atletas. As doações foram destinadas à Secretaria de Assistência Social, ao Hospital de Caridade de Canela (HCC) e a diversos projetos sociais locais, beneficiando centenas de famílias.
Avaliação
Um ano de superação, conquistas e dedicação de trabalho em conjunto entre servidores, atletas e a comunidade, assim definiu a temporada de 2024, o diretor do DMEL, Hélio Ecker. “A sensação é de missão cumprida! Mesmo com todas as dificuldades, foi um ano incrível para o esporte de Canela, não só pelos recordes, mas também pela relevância que o cenário esportivo municipal recebeu novamente.”, destaca o diretor.
Além de Hélio, fazem parte do DMEL, Rudimar Carasai e Filipe Rocha, que devem se despedir nesta semana, dependendo da decisão da próxima gestão que assumirá a Prefeitura de Canela, a partir de 2025.