GRAMADO – A programação dos Festejos Farroupilhas deste ano está dando forte destaque para todos os aspectos tradicionalistas como campeiros, artísticos e culturais. Neste final de semana, entre as principais atrações, está o concurso de intérprete vocal que ocorre hoje na sede do CTG, o concurso de declamação na biblioteca pública, o 2º Churrasco de Integração do Museu Hugo Daros, as exposições de guasquearia e arte do couro no coreto da Praça Major Nicoletti e de indumentária gaúcha no Museu do Major.
No domingo, no Lago Joaquina Rita Bier, a comunidade gramadense e os turistas terão um dia inteiro de programação com apresentações de danças tradicionais, shows com músicos gramadenses, praça de alimentação com clubes de serviços, passeios a cavalo e interatividade com brincadeiras tradicionais com as crianças das invernadas do CTG Manotaço.
“Será um dia para as famílias, roda de chimarrão, rever amigos, confraternizar e apreciar as diversas atividades que preparamos para receber gramadenses e visitantes”, convidou o patrão do CTG, Fernando Gusen.
ABERTURA – Nesta quarta-feira (13), pela manhã, aconteceu o acendimento da Chama Crioula no Galpão da Hospitalidade na Várzea Grande e, à tarde, no Centro de Cultura do Centro. À noite, no CTG, a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas.
Na ocasião o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, exaltou a parceria do Poder Executivo e do CTG que proporcionou um repasse de recursos públicos para a entidade organizar toda a programação dos Festejos Farroupilhas. O prefeito em exercício Luia Barbacovi destacou a importância do tradicionalismo e da Semana Farroupilha para a cidade. E o patrão do CTG agradeceu a todos que se envolveram na organização e nos trabalhos para o acontecimento da programação.
CAMPEONATO MUNICIPAL DE LAÇO – No final de semana passado, a sede campeira do Manotaço recebeu no sábado o torneio intermunicipal de laço, que reuniu 180 laçadores de cinco cidades da região e, no domingo, promoveu o campeonato Municipal de Laço com as disputas entre seis entidades tradicionalistas de Gramado.
O Campeonato Municipal de Laço quebrou recordes reunindo 22 equipes com 5 laçadores cada, sendo 110 gramadenses nas disputas. 26 laçadores foram premiados em todas as modalidades disputadas. Na principal delas, a Força A, a equipe vencedora foi o Piquete Cabanha Pôr do Sol. Os vencedores da Força B foram os laçadores do Grupo de Arte Nativa Lanceiros de 35. E na Força C o vencedor foi o CTG Manotaço. Durante o certame, também aconteceu o Municipal de Vaca Parada, que reuniu dezenas de crianças com idade até 11 anos.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 | Sexta-feira
9h e 14h – Gincana Gaudéria com estudantes da Várzea Grande.
10h e 14h – Oficina de Chimarrão no Galpão da Hospitalidade na Várzea Grande.
19h – Concurso de Intérpretes Vocais com temática tradicionalista | inscrições e informações com Deivid (54) 99976.2685.
Dia 16 | Sábado
9h – Torneio de Bocha em Trio – Classificatória masculina (Canchas do Gaúcho).
9h30 – Torneio de Canastra e 66 (Galpão do CTG).
Obs: Participação somente com inscrições até o dia 13, com Tiago (54) 99913.1783.
Obs: Almoço por aquisição no local da competição.
10h às 14h – Atividade Cultural Museu Hugo Daros com churrasco comunitário e exposição de erva mate.
14h – 1º Gramado em Versos – Concurso de Declamação na Biblioteca Pública Cyro Martins.
20h30 – Show com Juliano Bolfe no CTG.
21h45 – Show com Ricardo Bergha no CTG.
00h – Fandango com Felipe Moschen e Grupo Dê-le Surungo no CTG.
Dia 17 | Domingo
9h – Torneio de Bocha em Trio (classificatória feminina).
Programação do Dia da Cultura Tradicionalista no Lago Joaquina Rita Bier.
10h – Invernada Mirim CTG Manotaço
11h – Orquestra de Violões de Gramado
12h – Invernada Juvenil CTG Manotaço
13h – Invernada Pré-mirim CTG Manotaço
14h – Show com Juliano Bolfe
15h – Invernada Veterana CTG Manotaço
16h – CF Os Tapejaras
17h – Show com Pepeu Gonçalves
Dia 18 | Segunda-feira
Durante o dia haverá intervenções artísticas pela cidade.
20h – Janta dos Piquetes em benefício à família de Maurício de Moraes (em memória) e apresentação da Invernada Veterana do CTG.
Dia 19 | Terça-feira
19h – Palestra sobre o Centenário da Revolução de 1923, com Carla Thoen, no Galpão da
Várzea Grande.
22h – Extinção da Chama Crioula no Galpão da Hospitalidade na Várzea Grande.
23h – Baile com o Grupo Querência.
Dia 20 | Quarta-feira
9h – Desfile Farroupilha.
12h – Almoço de Confraternização no CTG (por aquisição).
19h – Confraternização com janta das invernadas artísticas do CTG Manotaço.
20h – Bailanta de encerramento com Tiago Wagner e Grupo.
00h – Extinção da Chama Crioula.
ATIVIDADES PERMANENTES
Gaúcho Solidário (arrecadação alimentos não perecíveis)
Onde: CTG Manotaço
Quando: 7 a 20 de setembro
Exposição de Indumentária com Os Tapejaras
Onde: Museu Major Nicoletti
Quando: 11 a 19 de setembro
Exposição Guasqueiro e a Arte Gaúcha do Couro
Onde: Coreto da Praça Major Nicoletti
Quando: 11 a 19 de setembro das 11h às 19h
Curadoria: Fernanda Valente e Rodrigo Schlee
Confraternização com bóia campeira e música ao vivo
Onde: No Galpão da Hospitalidade na Várzea Grande
Quando: Dias 14, 15, 18 e 19 de setembro, das 19h às 22h