CANELA – Não é de hoje que se debate uma melhor estrutura esportiva. Além de não ter um ginásio municipal tão sonhado, outros espaços como campos de futebol também deixam a desejar.
Mas uma mobilização pode reascender esta chama e semana passada, na Câmara de Vereadores, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL), organizou um encontro com o objetivo de criar do Conselho Municipal de Esportes (CME). Cerca de 25 pessoas participaram da reunião.
Com a criação da CME, facilitaria a captação de recursos para investimentos em clubes e atletas, este úlitmo desde que tenha vínculo com alguma agremiação e estejam com as situações de CNPJ”s regularizados.
“Este primeiro encontro foi positivo demos o primeiro passo, desportistas de diversas modalidades participaram foi muito bom, pessoal de Gramado vieram nos dar um suporte e auxílio e que venha ser criado e possa captar recursos e por meio do Conselho repassar, pois atualmente nós como Departamento não conseguimos”, disse o diretor do DMEL, Marcelo Brito Drehmer.
Para conseguir recursos, as fontes de captação serão as taxas de inscrições em competições, emendas dos vereadores e também de deputados estaduais e federais. “Temos como captar com inscrições de competições e isso vai mudar o cenário para os desportistas canelenses. Vamos conversar com os vereadores e temos certeza que a Câmara será parceira neste projeto, é uma necessidade que temos e pessoas que se colocaram à disposição em participar e buscar emendas parlamentares e vai principalmente incentivar projetos sociais no contra turno escolar”, finalizou.
Os próximos passos para a criação do Conselho, o Executivo deve encaminhar um projeto até a Câmara de Vereadores e se aprovada, para compor o CME, o prefeito escolhe os representantes por parte do governo e a DMEL, os representantes da sociedade civil e consequentemente eleição para definição dos cargos.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected].