CANELA – O passado, a atualidade e as expectativas para o futuro de Canela estarão em debate nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no 2º Encontro da Memória. Serão palestras, painéis, mostras, sessões de autógrafos e apresentações artístico culturais de talentos locais, realizadas no Espaço Sicredi João Pessoa. A iniciativa é da Associação de Desenvolvimento e Preservação da Memória e Cultura de Canela, mais conhecida como Memorial Canela. O 2º Encontro tem o apoio do Fundo Social Sicredi. As inscrições são gratuitas e limitadas. A quem participar integralmente será disponibilizado certificado de participação.
Programação – A programação no dia 13 de agosto terá às 18h30 apresentação do Grupo Musisul e às 18h45 as exposições “Visões de Canela”, com curadoria de Marcos Enor Zimmermann, e “Canela através das lentes”, de Cezar Augusto Nerys de Oliveira. Às 19h, o presidente do Memorial, Paulo Drechsler, fará a abertura oficial, com as presenças confirmadas do prefeito Gilberto Cezar, do vice-prefeito Gilberto Tegner, do presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Caputo, de secretários municipais e de representantes da área de Cultura do Estado e da União.
A primeira noite do 2º Encontro terá ainda dois painéis: “Canela dos vice-prefeitos”, em que o atual compartilhará a mesa com Carmen Seibt, Jorge Emílio Brusius, João Carlos Wender e Paulo Tomasini; e “Memória Viva”, com José Araújo tratando do CTG Querência, Norli Jahn do Clube Serrano e Ana Glenda Viezzer da Fundação Cultural.
No dia 14 o show de abertura, às 18h30, será de Kiko Corrêa, com autores locais Olmiro dos Reis, Cida Wolf, Márcio Cavalli, Pedro Oliveira, Claiton Saul, Vitor Hugo Travi e Pedro Müller autografando suas obras, às 18h45. Os painéis abordarão “Canela na Cultura”, às 19h, com Rosângela Oliveira (Festa da Música), Marina Meines Gil (Festival de Bonecos) e Yolanda Putten (Festival Internacional Sesc de Teatro e na Educação); às 20h, com destaque a Lima Bertolucci e Olmiro dos Reis: e “Canela e Patrimônio”, às 21h, com Rosana Oppitz, Marcelo Veeck e Márcio Cavalli.
Duas palestras e dois painéis ocorrerão no terceiro e último dia (15), em que o show de abertura será de Emílio Fogaca, às 18h30; no primeiro caso, pelo diretor de Memória e Patrimônio/RS, Eduardo Hamm, às 18h50 e pelo arquiteto Jorge Luis Stockler Junior, às 19h30. Na sequência, às 20h10, o painel “Canela Hoje” reunirá Adriane Brocker Boeira, Petterson Secco e Marco Aurélio Alves; e o “Canela Amanhã”, às 21h10, terá o arquiteto Márcio Ribas abordando o Plano Diretor.
Sobre o Memorial Canela
O “Memorial Canela” é uma sociedade civil independente e sem fins lucrativos, criada em 2022 e voltada para o desenvolvimento e a valorização da cultura local. Fundada por pessoas interessadas na cultura local e na preservação de seu patrimônio, é uma organização mantida por seu quadro de associados e doações de empresas e instituições.