GRAMADO – A Defesa Civil iniciou o cadastramento das famílias que residem nas áreas de risco do município, após o recebimento do mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O mapeamento apontou áreas de risco alto ou muito alto, associadas a deslizamentos, rateios, queda de blocos de rocha, inundações, enxurradas e erosão de margem fluvial.
O processo de cadastramento teve início nas localidades de Lajeana, Morro Redondo e Pedras Brancas e, embora ainda não concluído, seguirá nos próximos dias para abranger todas as áreas identificadas pelo relatório.
A Defesa Civil de Gramado implementar de medidas preventivas que possam minimizar os impactos de desastres naturais. O órgão ressalta a importância da participação ativa da comunidade.
“A iniciativa visa manter um cadastro efetivo, com informações relevantes para o monitoramento das áreas, além de aproximar a comunidade da Defesa Civil, que tem como objetivo realizar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação”, destaca a coordenadora da Defesa Civil de Gramado, Juliana Fisch.