ESTADO – O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, falou na manhã desta terça-feira (13), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre a proposta de concessão à iniciativa privada do Parque Nacional dos Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho). O edital será lançado nesta quarta-feira (14).
O ministro prevê que ainda neste ano seja conhecido o vencedor do processo, que será responsável pela área por 30 anos. Salles afirma que, já em janeiro de 2021, será possível dar início ao processo de concessão e aos investimentos na região.
“Nós saberemos, em dezembro, qual terá sido a proposta vencedora. (…) Feito isso, a partir de janeiro nós já teremos condições de iniciar o processo de concessão do parque propriamente dito: o início dos investimentos, a abertura de novas trilhas, a construção de banheiros, de locais para alimentação, etc.”, ponderou.
Em 30 anos de concessão, cerca de R$ 200 milhões deverão ser investidos no Parque, sendo R$ 60 milhões em infraestrutura já nos três primeiros anos. “O critério mais importante (para escolha da concessionária) é quem fizer o projeto com maiores investimentos em menor espaço de tempo”, prevê.
Durante a entrevista, Salles também comentou que a pavimentação da ERS-427, que liga Cambará do Sul (RS) a Praia Grande (SC), é por conta do Governo do Estado. O Itaimbezinho está praticamente no meio do caminho entre as duas cidades. Do centro de Cambará até a entrada do Parque são 20 quilômetros de estrada de chão batido.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br
Foto: Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação