InícioEducaçãoGramado e CanelaCanela começa segunda-feira e Gramado deve retornar na quarta. Veja o calendário;

Canela começa segunda-feira e Gramado deve retornar na quarta. Veja o calendário;

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto para a próxima segunda-feira (3), com turmas de educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já a volta dos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano), deve acontecer dia 10 de maio.
A secretária de Educação, Janete da Silva Santos, explica que na educação infantil os alunos serão divididos para frequentarem as escolas em turnos opostos, sendo metade presente na sala de aula pela manhã e a outra metade no período da tarde.
Já no ensino fundamental, os 1º, 2º e 3º anos do turno integral, ficam na escola o dia todo, alternando por semana, ou seja, metade dos alunos de forma presencial em uma semana e de forma remota na semana seguinte.
Os alunos do 4º ao 9º ano voltam em formado híbrido, com metade dos alunos frequentando à escola em uma semana e a outra no sistema remoto.

Leonardo Santos/JIH – Aluno higieniza às mãos para assistir a aula

Protocolos de Prevenção
O retorno dos alunos respeitará todos os protocolos de segurança em vigor, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e limitação na capacidade das salas. Desta forma, as atividades serão no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, de acordo com o número de alunos por sala.
O protocolo prevê, ainda, a aferição de temperatura na entrada da escola e implantação de tapetes sanitizantes para limpeza dos calçados.

Retorno opcional
O retorno as aulas na rede municipal é opcional e válido aos estudantes que os pais e responsáveis assinaram o registro dessa preferência por escrito.

Gramado projeta retorno para quarta-feira

GRAMADO – Na terça-feira (27), membros do Gabinete de Crise e da Vigilância Sanitária percorreram as escolas para vistoriar as estruturas e a aplicação dos protocolos sanitários. “Para que isso ocorra de maneira efetiva, é preciso estabelecer um plano bem definido, organizado e seguro, com base nas determinações das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária”, explica a secretária de Educação, Simone Tomazelli Andreis.
A Prefeitura adquiriu equipamentos de proteção individual (EPI’s) para todos os profissionais das escolas, além da sanitização dos espaços.
A Secretaria reforça que as escolas terão à disposição itens de higienização e Planos de Contingência previamente elaborados juntamente ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação.
“Vamos ter uma comissão formada por membros do COE, Vigilância Sanitária e Conselho da Educação, a fim de garantir que todas as regras e protocolos sejam seguidos por todos”, disse Simone.
De acordo com a secretária, o transporte escolar, entrega e preparo da merenda dos estudantes já estão organizados.

REDE PRIVADA

Algumas turmas já iniciaram as aulas

Professora Gabriela auxilia a aluna Isadora, na Escola Ninho – Leonardo Santos/JIH

Em Canela o Colégio Marista recomeçou ontem com as aulas presenciais para alunos da educação infantil, 1º e 2º do fundamental. Os alunos do 3º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio retornam na próxima segunda-feira (3).
Na COOPEC a educação infantil e o 1º ano do fundamental começam dia 3. Para os alunos do 2º ao 5º ano o retorno é dia 5, enquanto que estudantes do 6º ao 9º ano e ensino médio regressam dia 10.
Em Gramado a Escola Ninho já iniciou as atividades com alunos das séries iniciais até o 5º ano. Do 6º ano do fundamental ao 3º do ensino médio as aulas começam segunda-feira que vem.

REDE ESTADUAL

Escolas devem retornar aulas presencias na segunda-feira

ESTADO – A publicação do Decreto 55.856, com mudanças no modelo de Distanciamento Controlado e a adoção da bandeira vermelha no Estado, possibilita a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades. Na rede pública estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) informa que as aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.
A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.
As equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.
O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido