João Pedro Boch
CANELA – A atleta Cíntia Honorato, e campeã internacional de Jiu Jitsu, está em busca de apoio financeiro para disputar o Campeonato Mundial da modalidade, que acontecerá em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento será realizado ainda neste ano e representa a realização de um sonho para a lutadora, que carrega no currículo importantes títulos nacionais e internacionais.
Natural de São Gabriel, Cíntia iniciou no Jiu Jitsu em 2015, em uma academia de Gramado, com o objetivo de praticar uma atividade física. Com o tempo a paixão pelo esporte a levou a competir e, desde 2017, ela participa ativamente de torneio dentro e fora do Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, foi Top Ranking estadual pela Prosports, como faixa marrom em 2023 e faixa preta em 2024.
Seu desempenho em alto nível rendeu conquistas expressivas pela IBJJF, a maior federação de Jiu Jitsu do mundo. Cíntia é campeã Brasileira, campeã peso e absoluto do Sul-Americano e do Sul-Brasileiro, além de ter vencido o International Master South America, todos na faixa preta.
Apesar do prestígio, a atleta enfrenta dificuldades financeiras para viabilizar a participação no Mundial. “Meu maior desafio hoje é conseguir arrecadar os fundos para realizar essa façanha. O custo com passagens e inscrições, tudo em dólar, é alto”, explica.
Para isso, ela busca patrocinadores e apoiadores locais. “O turismo move a Serra e temos empresários fortes que podem investir no esporte. Meu trabalho vai além da competição. Me dedico para que meus alunos tenham mais conhecimento técnico e mental sobre o mundo da luta”, destaca Cíntia.
A rotina da atleta é intensa: são até quatro treinos diários de Jiu Jitsu, aulas para crianças e adultos, preparação física, acompanhamento psicológico e cuidados com a alimentação e saúde. “O preço é alto por essa vida, mas é gratificante demais colher frutos de quem semeia a arte suave há 10 anos.”
Interessados em apoiar a atleta rumo ao Mundial podem entra em contato diretamente com ela pelo telefone (54) 99149.3380.