InícioVariedadesGramado e CanelaArte e cultura predominam na Semana Farroupilha gramadense

Arte e cultura predominam na Semana Farroupilha gramadense

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A Semana Farroupilha deste ano foi encerrada segunda-feira durante uma intensa noite cultural na sede do CTG Manotaço, no Mato Queimado. Na abertura da programação, o guri farroupilha da 27ª Região Tradicionalista, Deivid Maciel, interpretou a canção Manotaço, de Juliano Bolfe, e logo em seguida Sabrina Sá subiu ao palco para apresentar uma esquete da história de Anita Garibaldi: “Anita – Uma heroína na busca da liberdade”.

A Orquestra de Violões de Gramado fez o concerto de encerramento com as participações especiais do Coral Vozes de Gramado, do gaiteiro Felipe Moschen e das solistas Cris Maia e Milena Dallarosa. Canções como Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Vento Negro, Querência Amada, entre outras, foram interpretadas durante a apresentação.

Após, peões e prendas que participam do CTG foram ao palco para declamar, tocar e cantar durante a tertúlia cultural. Quando o relógio indicava meia noite, a chama crioula, símbolo dos festejos farroupilhas, foi extinta. “Agora, este símbolo físico será apagado, mas essa chama vai continuar acesa no peito de cada prenda e de cada peão. Essa chama vai seguir iluminando e aquecendo o coração de cada gaúcho e de cada gaúcha que amam as coisas do nosso Rio Grande”, disse o diretor artístico do Manotaço, Fernando Gusen.

PARCERIA – A patronagem do CTG Manotaço avaliou como positiva a parceria firmada com a Secretaria de Cultura de Gramado para a realização da Semana Farroupilha deste ano. Pela manhã, dezenas de pesões e prendas participaram do Desfile Farroupilha e foram até a sede da Secretaria, junto ao Lago Joaquina Rita Bier. O secretário da pasta, Ricardo Bertolucci, e o vice-prefeito Luia Barbacovi, se manifestaram expressando apoio às iniciativas culturais da entidade.

HOMENAGEM–No ano em que MTG proclama o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi como o mote para as comemorações da Semana Farroupilha 2021, o CTG Manotaço inspira-se com o próprio tema “Por Nossas Anitas”. E ao voltar o seu olhar para suas prendas, mulheres trabalhadores, aguerridas e corajosas, prestou homenagem especial para Margarete Bolfe por toda sua história de envolvimento e contribuição com o CTG.

Marga, como é carinhosamente chamada, é casada com Vanderlei Bolfe e mãe da Taís e do Artur. Teve profundo envolvimento com as invernadas artísticas da entidade, foi prenda de faixa e representou o Manotaço em inúmeros rodeios e eventos, inclusive em outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Ajudou na elaboração de uma biblioteca, na produção de festas juninas, jantares beneficentes, promoveu concursos de prendas e peões e foi a responsável pela realização do único sarau de prendas realizado nesta casa.

Campeonato define campeões do tiro de laço

Vinicius, Douglas, Gustavo, Denilson e Luan venceram a Força A entre as equipes

Entre as atividades culturais e artísticas, o CTG mostrou talento gastronômico durante os jantares de confraternização e também permitiu que os laçadores gramadenses escolhessem os melhores na pratica do laço comprido. E essa escolha foi nada simples, foi preciso mostrar perícia no lombo do cavalo boleando o doze braças.

O Campeonato Municipal de Laço reuniu peões e prendas de todas as idades para disputa de várias modalidades. A principal foi o duelo em equipes de cinco homens e os vencedores foram Douglas Reck, Gustavo Reck, Luan Silva, Vinicius Bueno e Denilson de Oliveira, que laçaram pelo CTG Manotaço e fizeram 43 armadas de 50 possíveis. A conquista veio só na última volta com vantagem de apenas uma armada para a equipe vice-campeã (Cabanha Pôr do Sol). Dezesseis equipes disputaram a modalidade, reunindo 80 laçadores.

O peão Leonardo Pereira Dias se sagrou campeão do Braço de Ouro, prêmio concedido ao melhor laçador do torneio. Com o desempenho ele também se tornou o bicampeão do Braço de Ouro.

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido