GRAMADO – A Secretaria da Saúde realiza anualmente a campanha Amamenta Gramado, alusiva ao Agosto Dourado, que tem o objetivo de incentivar e informar as lactantes sobre os benefícios da amamentação. A 10ª edição da campanha iniciou na segunda-feira (1º) e segue até o dia 7. “É uma conquista chegar aos dez anos desse evento e poder ver os resultados positivos ao longo desse tempo. Nossa equipe da saúde é incansável e atende as mães e os bebês com muito carinho, sempre incentivando o aleitamento e mostrando sua importância”, afirma o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.
O mês de conscientização dessa causa é chamado de Agosto Dourado porque o leite materno é considerado o “alimento ouro” para o bebê, sendo indispensável para a boa saúde da criança. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose e outras doenças.
Conforme a médica pediatra, Márcia Figueiredo, a maioria das mães na primeira consulta apresenta algum tipo de dificuldade na amamentação. “É uma série de detalhes, uma porção de coisinhas que vamos estudando e aprendendo. Existe uma ideia de que deveria ser fácil, já que é natural, mas não é. Algumas mães podem ter pouco leite, mas um bom manejo e uma boa orientação profissional conseguem de modo geral contornar isso”, explicou a pediatra, destacando que “Não existe leite fraco. Isso é um mito. O leite é sempre perfeito”.
Outra questão abordada pela pediatra é que os profissionais da saúde precisam dar mais espaço para os pais das crianças. “Eu me incluo nisso. Talvez até por uma questão cultural, acabamos dando mais atenção para as mães. Mas, nas quartas-feiras temos o atendimento e os pais participam junto. É importante que eles sejam presentes. Eu trabalho em cinco UBS’s e vejo casos em que é o pai que leva a criança na consulta de rotina”, comentou a médica.
Márcia relatou, ainda, que durante uma atividade realizada na quarta-feira (3), na UBS da Floresta, no atendimento de um recém-nascido, na primeira semana de vida, a criança chegou usando a mamadeira. “A mãe queria muito amamentar, mas não estava conseguindo. Mamas empedradas e mamilo plano, após manejo realizado pela nutri Patrícia, que levou uns 10 minutos, o leite começou a descer. Foi difícil. Mas o bebê fez uma mamada completa e o pai chorou na consulta, emocionado. Foi um momento muito bonito. Agente chora junto. Bem emocionante”, sublinhou a pediatra, que também alertou sobre evitar o uso da mamadeira e do bico nas crianças.
PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA
Sexta-feira (5)
-UBS Várzea Grande
Oficina de Shantala (14h)
Palestrante: Enfermeira Carla Galarreta Rolão
-UBS Carniel (13h30)
Tarde de Puericultura: Continuidade do aleitamento materno após a introdução alimentar Palestrantes: Dra. Márcia Figueiredo, Nutricionista Patrícia Reimann e Enf. Vanessa Candido
Sábado (6)
-Caminhada em prol do aleitamento materno (10h) – Borges de Medeiros
Saída da Igreja São Pedro
Domingo (7)
Encerramento e publicações na rede social Amamenta Gramado
ENTREVISTA COM A PEDIATRA
Na manhã desta terça-feira (2), o jornalista Lucas Brito conversou com a médica pediatra Márcia Figueiredo, que acompanha desde a primeira edição do Amamenta Gramado. Confira a entrevista completa no Facebook do Jornal Integração.
