CANELA – A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores comunicou a renúncia do vereador Alberi Dias (MDB) ao cargo de presidente nesta sexta-feira (31). À frente do Legislativo desde o dia 8 de novembro passado, a vereadora Emilia Guedes Fulcher (Republicanos) comunicou que, no dia anterior, ela e os demais membros da Mesa, Jefferson de Oliveira (MDB) e Alfredo Schäffer (PSDB), se reuniram para avaliar a situação após nova prisão de Alberi na Operação Caritas. (Ver abaixo).
A renúncia permite ao Legislativo eleger um novo presidente e recompor os demais cargos da Mesa Diretora, o que não poderia ser feito apenas pelo afastamento de Alberi determinado temporariamente pela Justiça, visto que ele retornaria à função após cessar o prazo de 60 dias.
Depois de eleito o novo presidente da Casa, será aberta a Comissão de Ética Processante pautada pela Lei Orgânica, pelo Regimento Interno e pelo Código de Ética. A Comissão realizará um trabalho para que, ao final, os vereadores votem pela cassação ou não de Alberi.
Conforme apurado pela reportagem do Jornal Integração, Alberi teria assinado o documento de sua renúncia de dentro do Presídio Estadual de Canela, onde está preso desde o dia 28, pela sétima fase da Operação Cáritas, sendo que foi encaminhado a decisão, por meio de seu advogado que entregou para a Mesa Diretora da Câmara. (Ver abaixo o documento assinado da renúncia).
file:///C:/Users/User/Downloads/CA%CC%82MARA.pdf
Os advogados do parlamentar tentaram um habeas corpus, para que o mesmo tenha liberdade provisória no dia 29 de dezembro, mas foi indeferido pelo desembargador Joni Victoria Simões. (Ver abaixo o habeas corpus).