InícioPolíticaGramado e CanelaA expectativa pelo voto na urna pela primeira vez

A expectativa pelo voto na urna pela primeira vez

Tempo de leitura: < 1 minuto

Texto: Gabriel Bremstrop

[email protected]

GRAMADO – Na quarta-feira (12), das 9h às 16h, ocorrerá a eleição do Parlamento Jovem. São 92 estudantes concorrendo a 18 vagas de Vereador Jovem Gramadense.

Podem concorrer alunos de sexto ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. A eleição acontece em cada instituição de ensino e a grande novidade nesse ano é a utilização de urna eletrônica para a votação.

A diretora da Escola do Legislativo, Juliana Sehn, salientou que por se tratar de urna eletrônica, todas as informações da eleição como nomes, números e fotos dos candidatos foram enviadas a Brasília para serem cadastradas no sistema das urnas.

“Foi um processo muito minucioso para que isso pudesse estar em Brasília, o Fórum me chamou porque as urnas das últimas eleições ainda não podem ser abertas, aí tivemos que pegar urnas reservas em Porto Alegre, foi uma correria”, disse em tom de alívio a diretora Juliana.

O resultado da eleição deve ser anunciado a partir das 17h de quarta-feira (12), após os boletins de urnas serem impressos pelos mesários, que serão escolhidos por cada escola. Os nomes dos candidatos por cada escola podem ser conferidos no final desta matéria.

Os irmãos Pietro e Francesca Thiele, que estudam na escola Senador Salgado Filho, no bairro Piratini, confessam que estão um pouco ansiosos para votar na urna eletrônica.

“Estou um pouco ansiosa e nervosa por ser a primeira vez que vou votar. Espero também que quem vença a eleição cumpra suas promessas de campanha. É muito importante isso”, disse Francesca, que tem 11 anos.

Seu irmão, Pietro, de 13 anos, também alega um pouco de ansiedade. “Também vai ser primeira vez votando, isso dá um pouco de nervosismo, mas vai ser legal, porque eu só ia fazer isso quando tivesse 16 anos, assim já posso aprender antes”, afirmou.

O mandato dos vereadores jovens eleitos é de um ano. Cada um dos nove vereadores titulares irá apadrinhar um ou mais vereador jovem par auxiliar no período de trabalho. Durante o ano, serão realizadas ao menos 4 sessões ordinárias entre os jovens. “Cada sessão abordará uma temática específica”, afirma Juliana Sehn. Além disso, a cada 15 dias, os jovens se reúnem para avaliar como está sendo o andamento de seus mandatos.

Na legislatura anterior, os vereadores jovens fizeram 96 indicações de melhorias para a Prefeitura de Gramado, desde concertos em escolas até ciclovias nas estradas. Todos esses pedidos foram entreguem ao prefeito, Nestor Tissot e ao vice-prefeito, Luia Barbacovi.

“O Parlamento Jovem não tem em momento algum a intenção de levantar bandeiras partidárias. A intenção desse programa é despertar essa gurizada para a participação social. Como eles podem contribuir para o crescimento e avanço da comunidade. Esse é o foco”, afirmou a diretora Juliana.

A Escola do Legislativo é responsável por outros projetos de integração entre Câmara de Vereadores e colégios do município de Gramado: O Jingle da Cidadania, Plantando um Futuro, Conexão – O jovem no primeiro emprego, Professor Destaque e Cidadania Ativa. Todos esses projetos, programas e ações do legislativo voltadas ao contexto escolar, tem o intuito de aproximar o Poder Legislativo da comunidade e despertar o exercício da cidadania entre crianças e jovens, promovendo, assim, o entendimento sobre a importância da participação social na vida política da comunidade.

Sessões do Parlamento Jovem em 2023:

Sessão de Posse: 18 de abril;

1º Sessão Ordinária: 23 de agosto;

2º Sessão Ordinária: 27 de setembro;

3º Sessão Ordinária: 25 de outubro;

4º Sessão Ordinária: 22 de novembro;

Sessão de Diplomação: 6 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido