InícioNotíciasGeral51° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis tem início dia 19

51° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis tem início dia 19

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nicolas Felippetti

[email protected]

Nesta terça-feira (9), o Jornal Integração teve a honra de receber as soberanas do 51° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. A visita foi uma oportunidade para divulgar o evento, que ocorrerá de 19 de julho a 4 de agosto de 2024. Com uma duração de 17 dias, o festival deste ano tem como tema “A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado”.

Nesta edição, o evento contará com a participação de 20 grupos de dança locais, além de coros e bandas típicas. Entre os grupos visitantes, serão 16 no total: seis internacionais, quatro nacionais e seis regionais.

As Soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs da 51ª edição – a rainha Ana Luiza Kuhn, a 1ª princesa Marluce Maldaner e a 2ª princesa Camila Caroline Schwaab – expressaram o orgulho de representar não só o festival, mas também suas localidades e grupos. Elas também falaram sobre a escolha de seus trajes tradicionais.

A rainha Ana Luiza Kuhn destacou a origem do seu traje: “O meu traje é da região de Kyjov, na Morávia, República Tcheca. Ele é um traje festivo e se tornou bastante comum por ser bem característico”.

Marluce Maldaner, a 1ª princesa, mencionou: “Meu traje é originário de Würzburg, onde inicia-se a rota Romântica na Alemanha. Ele se chama Ochsenfurt Gautracht e tem como principal característica o avental com um M, que simboliza a religiosidade da minha localidade, a fé e o trabalho. Além disso, o M de Maria, de mãe, de Maldaner e da minha mãe, Marlise. As cores são vivas, e eu o visto com muito orgulho e amor”.

Camila Caroline Schwaab, a 2ª princesa, comentou sobre seu traje: “Meu traje representa a região de Karlovy Vary, na República Tcheca. As características incluem joias de prata e lenços coloridos. Existem versões para casadas e solteiras, uma especificidade da República Tcheca. Estou muito feliz por representar uma região de onde vieram descendentes da minha localidade, os boêmios. Visto-o com alegria e amor”.

Ana Luiza ainda compartilhou sua realização ao se tornar soberana, “eu lembro de quando criança, vendo as soberanas no palco do festival e me imaginando lá um dia. É uma grande realização. O momento mais marcante foi a entrega e inauguração dos trajes, um momento muito esperado”.

“Nós atuamos há muito tempo nos grupos que respiram cultura. Todo mundo aguarda muito esse momento do evento, que é uma referência de Cultura de Nova Petrópolis. É um orgulho imenso. O momento mais marcante é ver o povo sendo muito acolhedor e aguardando ansiosamente por esse evento”, destacou Marluce sobre seu sentimento de estar representando o festival.

“Como a Marluce comentou, grande parte da nossa vida fora da vida profissional respira cultura. Nossas atividades estão sempre relacionadas à cultura ou ao crescimento do município. Temos muitos grupos de dança, coros e bandas. Estamos muito felizes de poder realizar o festival. Acho que o momento mais marcante foi quando decidimos dar andamento ao evento, apesar das dúvidas iniciais devido às enchentes. Tenho certeza de que será tudo maravilhoso novamente”, citou Camila sobre ser uma das soberanas e sobre essa edição do festival.

Ana finalizou mencionando a comemoração do bicentenário da imigração alemã no Brasil “Teremos uma programação recheada de histórias e momentos para marcar essa celebração”.

Para mais informações sobre o evento, os interessados podem acessar o site www.festivaldefolclore.com.br ou seguir o @FestivalInternacionaldeFolclore no Facebook e @festivaldefolclorenp no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....

Redes municipais e estaduais definem encerramento do ano letivo na região

João Pedro Boch [email protected] REGIÃO - As redes municipais de Gramado e Canela, além das escolas estaduais, já definiram as datas de encerramento do ano letivo,...

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...
error: Conteúdo protegido