InícioNotíciasEconomia2,1 milhões de visitantes e 150 mil ingressos vendidos

2,1 milhões de visitantes e 150 mil ingressos vendidos

Tempo de leitura: < 1 minuto

Em entrevista na rádio Integração Digital ontem, presidente da Gramadotur revelou como é feito o cálculo para saber a movimentação da cidade

GRAMADO – A 38ª edição do Natal Luz chegou ao fim no último final de semana, com mais de 500 apresentações artísticas, culturais e musicais, que ocorreram em diferentes pontos da cidade. Nesta segunda-feira (22), teve início a desmontagem da decoração e ontem pela manhã a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, concedeu entrevista ao Jornal Integração para falar sobre os números deste ano e os destaques dos demais eventos que acontecem ao longo do ano.

De acordo com Rosa Helena, foram vendidos mais de 150 mil ingressos para os cinco espetáculos pagos e destacou também que, nos 88 dias de programação, a cidade recebeu mais de 2,1 milhões de visitantes neste período natalino.

A presidente também revelou que o público que adquiriu ingressos para os espetáculos do Natal Luz são oriundos, em primeiro lugar, do estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

“Entre os 2,1 milhões de pessoas que circularam pela cidade durante o período de Natal Luz, 150 mil compraram ingressos para as atrações pagas. E o mais importante é que o Natal é o grande indutor e traz essas pessoas todas para se hospedarem em Gramado, ir aos restaurantes, aos parques, aos eventos. O Natal Luz é um produto da cidade, nós, como poder público, temos essa obrigação de chamar as pessoas para visitarem a cidade. Temos um trade turístico maravilhoso e profissional que movimenta a economia dando atrações para os visitantes”, destacou.

A presidente confirmou a realização da 39ª edição do evento para 24 de outubro de 2024, com término em 19 de janeiro de 2025, sendo que os espetáculos pagos vão até o dia 12 de janeiro.

Para o secretário de Turismo e vice-prefeito, Luia Barbacovi, “mais uma vez, Gramado se consolida como sinônimo de sucesso, entretenimento, ludicidade e encanto. A edição deste ano encerra-se com números satisfatórios para o Executivo Municipal”, disse.

Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, disse ser uma alegria poder compartilhar momentos de encanto e esperança com a comunidade e visitantes. “Fiquei muito satisfeito com esta edição e tenho a certeza de que faremos um Natal Luz ainda mais mágico em 2024”, declarou.

Dos cinco grandes shows, quatro foram confirmados para a próxima temporada de Natal. A Fantástica Fábrica de Natal, O Grande Desfile de Natal, Nativitaten e The Light of Christmas estão confirmados para o 39º Natal Luz. A Gramadotur também confirmou que os diretores dos espetáculos serão mantidos, bem como a decoradora.

VIERAM POR CAUSA DO NATAL – Uma pesquisa apontou que 97,6% das pessoas que vieram a Gramado por causa do Natal. “Para se ter uma ideia, na edição passada do Natal Luz uma pesquisa mostrou que 96% das pessoas que estiveram em Gramado vieram por causa do Natal Luz e, neste ano, 97,6% das pessoas vieram por causa do Natal e, pasmem, 82,1% do público que nos visitou, estava na cidade pela primeira vez. Isso mostra uma capacidade de renovação, de chamamento que esse evento tem que é inacreditável”, destacou Rosa Helena.

Esse levantamento é realizado pela empresa KS Consultoria e Turismo, que venceu a licitação, e foram ouvidas mais de duas mil pessoas durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, em eventos pagos e também nas atrações gratuitas.

SOBRE OS INGRESSOS – Foram vendidos cerca de 150 mil ingressos nesta edição do Natal Luz. Na edição anterior, foi comercializada a mesma quantidade. Entre pagantes e convidados e cortesias, o público espectador em ambas as edições ultrapassou essa quantidade.

CÁLCULO DO FLUXO – 2,1 milhões de visitantes em 88 dias de programação natalina. Como o poder público chega a esse número? Rosa Helena explicou durante a entrevista ao Jornal Integração.

“Os números que a Secretaria de Turismo divulga são cálculos que são feitos há muitos anos, desde que temos praça de pedágio na região. Anos atrás foi contratado o professor e economista Marcelo Portugal, que fez uma equação”, revelou.

Soma a quantidade de veículos de passeio que entra na cidade pelas praças de pedágio de Três Coroas, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula em um mês, considerado 3 pessoas por veículo, mais a média mensal de 90 mil pessoas que vem de ônibus de turismo, descontando 25% de fluxo local. “É com base nesses cálculos, e esse em específico a gente considera conservador, porque ele não conta, por exemplo, o turista que utiliza os ônibus da Citral e hoje temos várias linhas que passam pelo aeroporto, além das outras rotas existentes”, ponderou.

“Eu vou dar exemplo: Em 2023, tivemos 8 milhões de visitantes em Gramado, conforme números deste cálculo do pedágio. O Sebrae, junto com o governo do Estado, contratou a plataforma da Vivo para uma pesquisa de movimentação de público. Pois bem, essa pesquisa do Sebrae, demonstrou que em 2022, Gramado recebeu 8,2 milhões e no mesmo ano, com base no fluxo dos pedágios, o número divulgado foi de 7,8 milhões”, observou.

Em coletiva de imprensa nessa semana, o prefeito Nestor Tissot ressaltou que muitos turistas chegam à cidade por rotas alternativas, citou que o interior está com vias de ligação ao centro pavimentadas, desviando as praças de pedágio, como a ERS-373 por Santa Maria do Herval, a estrada da Serra Grande para Três Coroas e Igrejinha e a estrada da Linha Ávila e Araripe.

Próximos eventos da Gramadotur:

26 de janeiro a 3 de fevereiro – Gramado in Concert

8 de fevereiro a 3 de março – Vindima em Gramado

7 a 31 de março – Páscoa em Gramado e Gramado Aleluia

25 de abril a 12 de maio – Festa da Colônia

9 a 17 de agosto – Festival de Cinema

12 a 26 de setembro – Festival de Cultura e Gastronomia

24 de outubro a 19 de janeiro – Natal Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido