Em entrevista na rádio Integração Digital ontem, presidente da Gramadotur revelou como é feito o cálculo para saber a movimentação da cidade
GRAMADO – A 38ª edição do Natal Luz chegou ao fim no último final de semana, com mais de 500 apresentações artísticas, culturais e musicais, que ocorreram em diferentes pontos da cidade. Nesta segunda-feira (22), teve início a desmontagem da decoração e ontem pela manhã a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, concedeu entrevista ao Jornal Integração para falar sobre os números deste ano e os destaques dos demais eventos que acontecem ao longo do ano.
De acordo com Rosa Helena, foram vendidos mais de 150 mil ingressos para os cinco espetáculos pagos e destacou também que, nos 88 dias de programação, a cidade recebeu mais de 2,1 milhões de visitantes neste período natalino.
A presidente também revelou que o público que adquiriu ingressos para os espetáculos do Natal Luz são oriundos, em primeiro lugar, do estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.
“Entre os 2,1 milhões de pessoas que circularam pela cidade durante o período de Natal Luz, 150 mil compraram ingressos para as atrações pagas. E o mais importante é que o Natal é o grande indutor e traz essas pessoas todas para se hospedarem em Gramado, ir aos restaurantes, aos parques, aos eventos. O Natal Luz é um produto da cidade, nós, como poder público, temos essa obrigação de chamar as pessoas para visitarem a cidade. Temos um trade turístico maravilhoso e profissional que movimenta a economia dando atrações para os visitantes”, destacou.
A presidente confirmou a realização da 39ª edição do evento para 24 de outubro de 2024, com término em 19 de janeiro de 2025, sendo que os espetáculos pagos vão até o dia 12 de janeiro.
Para o secretário de Turismo e vice-prefeito, Luia Barbacovi, “mais uma vez, Gramado se consolida como sinônimo de sucesso, entretenimento, ludicidade e encanto. A edição deste ano encerra-se com números satisfatórios para o Executivo Municipal”, disse.
Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, disse ser uma alegria poder compartilhar momentos de encanto e esperança com a comunidade e visitantes. “Fiquei muito satisfeito com esta edição e tenho a certeza de que faremos um Natal Luz ainda mais mágico em 2024”, declarou.
Dos cinco grandes shows, quatro foram confirmados para a próxima temporada de Natal. A Fantástica Fábrica de Natal, O Grande Desfile de Natal, Nativitaten e The Light of Christmas estão confirmados para o 39º Natal Luz. A Gramadotur também confirmou que os diretores dos espetáculos serão mantidos, bem como a decoradora.
VIERAM POR CAUSA DO NATAL – Uma pesquisa apontou que 97,6% das pessoas que vieram a Gramado por causa do Natal. “Para se ter uma ideia, na edição passada do Natal Luz uma pesquisa mostrou que 96% das pessoas que estiveram em Gramado vieram por causa do Natal Luz e, neste ano, 97,6% das pessoas vieram por causa do Natal e, pasmem, 82,1% do público que nos visitou, estava na cidade pela primeira vez. Isso mostra uma capacidade de renovação, de chamamento que esse evento tem que é inacreditável”, destacou Rosa Helena.
Esse levantamento é realizado pela empresa KS Consultoria e Turismo, que venceu a licitação, e foram ouvidas mais de duas mil pessoas durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, em eventos pagos e também nas atrações gratuitas.
SOBRE OS INGRESSOS – Foram vendidos cerca de 150 mil ingressos nesta edição do Natal Luz. Na edição anterior, foi comercializada a mesma quantidade. Entre pagantes e convidados e cortesias, o público espectador em ambas as edições ultrapassou essa quantidade.
CÁLCULO DO FLUXO – 2,1 milhões de visitantes em 88 dias de programação natalina. Como o poder público chega a esse número? Rosa Helena explicou durante a entrevista ao Jornal Integração.
“Os números que a Secretaria de Turismo divulga são cálculos que são feitos há muitos anos, desde que temos praça de pedágio na região. Anos atrás foi contratado o professor e economista Marcelo Portugal, que fez uma equação”, revelou.
Soma a quantidade de veículos de passeio que entra na cidade pelas praças de pedágio de Três Coroas, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula em um mês, considerado 3 pessoas por veículo, mais a média mensal de 90 mil pessoas que vem de ônibus de turismo, descontando 25% de fluxo local. “É com base nesses cálculos, e esse em específico a gente considera conservador, porque ele não conta, por exemplo, o turista que utiliza os ônibus da Citral e hoje temos várias linhas que passam pelo aeroporto, além das outras rotas existentes”, ponderou.
“Eu vou dar exemplo: Em 2023, tivemos 8 milhões de visitantes em Gramado, conforme números deste cálculo do pedágio. O Sebrae, junto com o governo do Estado, contratou a plataforma da Vivo para uma pesquisa de movimentação de público. Pois bem, essa pesquisa do Sebrae, demonstrou que em 2022, Gramado recebeu 8,2 milhões e no mesmo ano, com base no fluxo dos pedágios, o número divulgado foi de 7,8 milhões”, observou.
Em coletiva de imprensa nessa semana, o prefeito Nestor Tissot ressaltou que muitos turistas chegam à cidade por rotas alternativas, citou que o interior está com vias de ligação ao centro pavimentadas, desviando as praças de pedágio, como a ERS-373 por Santa Maria do Herval, a estrada da Serra Grande para Três Coroas e Igrejinha e a estrada da Linha Ávila e Araripe.
Próximos eventos da Gramadotur:
26 de janeiro a 3 de fevereiro – Gramado in Concert
8 de fevereiro a 3 de março – Vindima em Gramado
7 a 31 de março – Páscoa em Gramado e Gramado Aleluia
25 de abril a 12 de maio – Festa da Colônia
9 a 17 de agosto – Festival de Cinema
12 a 26 de setembro – Festival de Cultura e Gastronomia
24 de outubro a 19 de janeiro – Natal Luz