Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

Trabalhando dá!

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vacina avançando, povo trabalhando, aos poucos as coisas se reascendem. Para onde se olha, se vê a engrenagem econômica girar. A previsão do Ministério da Economia é de mais de 5% de crescimento. E, olhando a região borbulhar, é de se acreditar. Quem se preparou vai faturar. Como somos região turística, seremos ainda mais favorecidos. Imaginemos quantos estão há mais de um ano sem viajar, sem sequer comprar roupa nova porque não tinha o porquê. Já fiz o cálculo em outra coluna: São mais de 15 milhões de servidores públicos no Brasil, todos com as rendas intactas durante todo o período e muitos, principalmente os ligados a saúde, fazendo hora extra de montão. Além disso há diversos setores econômicos que se deram bem com a pandemia, como aqueles ligados à saúde, alimentação e higiene. É um país maravilhoso e livre o que vai nos permitir receber muita gente boa por aqui e lhes vender de tudo. Temos algumas notícias sobre variantes do vírus, mas também de que as vacinas atuais às combatem, logo, vida que segue. Mãos à obra!

Relação estranha

Me parece que o Governo de Canela precisa de um diplomata para cuidar da relação entre Executivo e Legislativo. De longa data que ao ouvir as falas e até ver os votos dos vereadores, não se consegue definir quem é situação ou oposição. Parece que cada um fala o que quer, vota como quer e segue o baile. É isso que leva a um discurso como foi aquele da sessão do dia 28 passado, quando o vereador Jeff do Transporte disse que está pedido perdão aos eleitores aos quais pediu para votar em si e no prefeito Constantino, ambos do MDB. Vejam o que disse segunda passada, dia 02, o presidente da Câmara, Alberi Dias (MDB), que mudou de partido para ficar perto do prefeito que fez 80% dos votos, e claro, levar vantagem com isso: “Parece que estão medindo forças o legislativo e o executivo (…) Nós temos força para isso, é só nos provocar um pouco (…) Começam a sacanear a gente aqui, vai ter troco, não são bam, bam, bam não, não são bam,bam, bam! Aqui tem homens de bago roxo, vamos nos respeitar”. Ele acrescentou que é do MDB, que defende o governo que está bem, mas que tem autonomia para falar o que quiser. E, nas votações, aprovam até os pedidos do vereador que há três anos se insurge veementemente contra o governo, Jerônimo Terra Rolim.

Próxima eleição

Mas, pelo que deu a entender da fala do Jeferson na sessão desta semana, após aquele desabafo da reunião anterior, há muita gente desde agora só olhando para a próxima eleição, preocupados com o crescimento dos outros. Olha, com o andar da carruagem, ao que parece até aqui, o MDB que trate de eleger Gilberto Cesar (PSDB) deputado estadual em 2022, porque do contrário não haverá páreo para ele em 2024…

Natal Luz em dívida

A vereadora líder de Governo trouxe o assunto na sessão passada. Disse que há 200 entre operários e empresas prestadoras de serviços sem receber referente a última edição do Natal Luz, o que soma cerca de R$ 450 mil em aberto. A vereadora acrescentou que o prefeito Nestor na sua última viagem a Brasília tratou disso. Segundo foi constatado o governo passado teria “gastado” o recurso antes mesmo de ser aprovado pela lei Rouanet. Rosi se mostrou otimista quanto a resolução do caso pelo atual prefeito. A vereadora do Progressistas também destacou os recursos obtidos pelo prefeito Nestor para asfaltamento nas linhas Furna e Pedras Brancas.  Em uma frase mandou um sutil e inteligente recado ao governo passado do Fedoca, que só dizia que em Brasília não havia recurso algum: “Só ganha quem vai lá pedir”.

Vereadores no Piratini

Achei interessante a iniciativa dos vereadores de irem conjuntamente ao encontra da sociedade. Até então haviam iniciativas individuais de determinados vereadores. Assim, todos na mesma ocasião acho que tem mais relevância e deve merecer a atenção da comunidade. No sábado passado estiveram, na estreia do projeto, no bairro Piratini. E, claro, ouviram poucas e boas em relação ao esgoto. Segunda na Câmara quase todos repercutiram na sessão ordinária. “Nós fomos duramente cobrados”, definiu o presidente da Câmara, Professor Daniel.

Tomar a água da Véu de Noiva?

O vereador colocado lá como uma espécie de bulldog pelo executivo, Joel da Silva Reis, disse que o saneamento é uma questão que sempre defende, e emendou de pronto: “Mas, cadê a promessa de beber a água da cascata cumprida? Cadê? Tomaram? Eu não prometi isso, se tivesse prometido teria cumprido! Mesmo que tivesse tomado ela suja”. Reis se referia a promessa da campanha do Fedoca quando se elegeu em 2016, mas que durante o mandato nada conseguiu fazer para despoluir a cascata Véu de Noiva, na Rua Nelson Dinnebier, na descida para o bairro em questão.

Bulldog

Ainda defendendo o governo acho que o guarda da prefeitura na Câmara se emocionou um pouco demasiadamente. Foi quando retomou o assunto das vacinas na comparação com Canela. O assunto tinha repercutido na sessão anterior quando o vereador Cicero Altreiter declarou que seria importante alguém explicar o porquê de Canela estar alcançando idade bem menor do que Gramado, com dez anos de diferença, tipo, Canela vacinando com 41 e Gramado, 51. Sobre esse tema a comunidade não tem dúvida. Cada município aplica todas as doses assim que recebe. O resto é tentativa de iludir. A mesma coisa ocorre entre os estados. Menos mal que o Ministério da Saúde cuidou muito bem disso desde o início e não há privilegiados. Outra coisa Joel, não é bom e nem é preciso fazer comparações diretas com o município vizinho para desmerece-lo, pois somos pela integração cada vez maior da região das Hortênsias que precisa desenvolver em conjunto e harmonia. “Gramado vacina mais em números totais do que a nossa vizinha Canela”, mas ao fazer a conta disse que a variação é de apenas cerca de 6% pró Gramado, o que explica que ambos seguem aplicando assim que recebem.

Silva Reis

De qualquer modo o vereador da Prefeitura rendeu mais na sua segunda sessão do que na estreia. Disse que visitou bairros, anotou demandas e teve a resolução direta com o secretariado. E ressuscitou o assunto dívida, garantindo que esta gestão não irá deixar dívidas para a próxima. E também bateu forte na questão dos atrasos com os prestadores de serviços ao Natal Luz. “Quando eu deixo de pagar as minhas contas, o que acontece?”.

Projetos adiados

Os vereadores da oposição reclamam de que muitos projetos vêm ao Legislativo precisando de retoques. Assim, na sessão passada apresentaram emendas aos projetos de concessões que o governo quer fazer, como a Casa do Colono, a Central de Informações e o Deck na Praça Major Nicoletti. Os vereadores da situação reclamaram a delonga. Eu, particularmente, sou a favor por se tratar de projetos importantes, pois para todos os meios e fins trata-se de privatizações, chamadas no caso de Parcerias Público Privadas, as tais PPPs. Assim, não há nenhuma dificuldade em demorar uma semana mais. O que não pode é aprovar algo dúbio. Por outro lado o Governo deveria comemorar, pois quem apresenta emenda, obviamente é favorável.

Bolsonaro na Região

O presidente Bolsonaro participa hoje de evento na UCS Caxias, referente a pesquisa e produção de grafeno e depois vai a Bento. Amanhã participa de motociata em Porto Alegre. Pessoal de Gramado está se organizando para participar. A concentração é no Posto Alfa às 6h30 e às 7h partida rumo a Fiergs, de onde o evento inicia às 10h.

Governador em Gramado

Já o governador do Estado, Eduardo Leite, deve estar em Gramado nesta noite para a abertura de evento de empresários no hotel Laghetto Siena (matéria nesta edição). É a primeira vez que o governador gay visita a região, ou seja, a primeira vez que vem após se declarar gay, no comecinho deste mês em rede nacional. Quanto ao fato de ter se declaro achei justo. Acho até que deveria tê-lo feito antes, ou lá atrás antes de se eleger prefeito de Pelotas ou quando era candidato a governador, ou então, talvez nunca. Sei lá, se é preciso ser dito me parece justo que seja antes de uma determinada eleição. Mas, como é pré-candidato à presidência da República, talvez tenha imaginado ser a hora certa. Ademais, quanto as funções que lhe cabem acredito que não haja qualquer importância. Só não achei necessário “pintar” o Piratini com as cores que representam o público LGBT, no dia em que este completou 100 anos.

Divulgação oficial

Os vereadores aprovaram na sessão passada o site da Famurs como o veículo oficial para as publicações oficiais, como os editais de licitação. Posso concordar com qualquer argumento que justifique, menos de que seja de “fácil acesso” e que melhora a transparência, como defendeu a líder de governo RosiEcker Schmitt. O fato que ninguém mais vai ver os tais editais que já estavam bem escondidinhos em um jornal de pouca tiragem e circulação… Os de Canela estão ainda mais bem escondidos para ninguém os encontrar. Alguém que sequer tem jornal se apresenta como tal.

Gre-Nal

A coisa está tão crítica para a dupla que não há espaço para as cornetas. O que resta é chorarmos abraçados. De maneira que ambas as torcidas desde já torcem pelo empate, de tanto medo de perder. O Grêmio não pode piorar. Mas o Inter se perder pode até se juntar ao tricolor na zona de rebaixamento. Enfim, problemas que as diretorias tem de resolver. Lembrando que ambos já trocaram de técnico e portanto terão de se arrastar com os que tem hoje até o final da competição. O Gre-Nal será às 16h30, e, em seguida, às 21h, Brasil e Argentina decidem a Copa América. Ainda bem que lá na chácara temos melado para fazer…

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido