Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesSigam-me os bons...

Sigam-me os bons…

Tempo de leitura: < 1 minuto

Na rádio do Jornal Integração receberemos hoje pela manhã, por volta de nove horas, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Ele foi um dos principais articuladores da candidatura do presidente Bolsonaro em 2018. Ele vai passar o Natal em Gramado e dará um recado aos nossos leitores, ouvintes, assistentes – amigos do JI. Junto com ele, claro, Nestor/trator, que ontem já o interpelou entregando o projeto da perimetral para desviar o trânsito pesado do Centro, e, oxalá, dos dois centros, de Gramado e de Canela. Onyx prometeu empenho e chegou a falar em “uma verdadeira obra de arte”. Não perca a entrevista.

Natal Luz 35 anos

Já escrevi outra vez que homenagear pessoas a partir de uma eleição, campanha pela internet, poderia distorcer as coisas. Agora temos 35 nomes para representar os 35 anos do Natal Luz, alguns sem nenhuma importância, outros pouca e outro tanto, sim, muito merecedores. Na lista tem até nomes antagônicos ao evento, que em 2011 foram o estopim daquele processo que colocou a história linda do Natal Luz no chão! Ou seja, até personas non gratas estão na lista. Outros que trabalham como funcionários da autarquia, jovens recentes da história, também se credenciaram. Enfim, o que era para ser uma homenagem virou uma lambança. Esta é a verdade.

Quem vai homenagear Rubinho e os promotores?

Se entram alguns pelo que não fizeram, deveriam entrar todos. Assim os três promotores daquela acusação que levou ao mais profundo constrangimento mais de 30 pessoas, a maioria da mais ilibada conduta, todos absolvidos (excluídos do processo) depois, e o Rubinho, aquele que comandou aquela edição do Natal Luz como representante deles três (promotores), todos deveriam estar na lista.

GramadoTur

Causou alvoroço a fala do vereador Volnei da Saúde na sessão de segunda passada, exatamente a de fechamento do ano e da legislatura. É que chegou na sexta anterior, dia 18, o projeto de empréstimo de R$ 2,5 milhões para a GramadoTur dar a volta financeira. O vereador fez questionamentos e pronunciou “Faz parecer que a GramadoTur está falida”. O projeto ficou para os próximos vereadores, mas o prefeito terá de estender a mão se é para os operários da autarquia receber no final deste mês. Se não deu para ter o aval dos edis, terá de ser por decreto.

A autarquia não vai falir

Em 7 dias Nestor assume a Prefeitura e mergulha de cabeça para salvar aquela que é o coração de todos os eventos oficiais de Gramado. Empresários e sociedade em geral devem se unir para reconstruir. Afinal de contas o turismo se arrasta desde o início de 2017 e, em que pese vivemos um ano ainda mais complicado, não e à toa que a autarquia esteja no oxigênio, só pelo dia 1º. Até o Bradesco conseguiram fazer correr…

Prestação de contas

O secretário da Saúde de Gramado fez uma prestação de contas da sua gestão na manhã de terça-feira na rádio do Jornal Integração. Citou as estruturas de postos, Piratini, Floresta e Jardim, renovadas e o da Várzea que está em fase final de construção como ganhos para a comunidade. Ele também ratificou que os problemas de abastecimento de remédio no início da sua gestão em 2017 foram decorrentes de atitudes da administração anterior, mas que agora está deixando tudo muito bem encaminhado, com licitações, contratos e recursos alocados para que não falte remédio para a população no início desta gestão.

Filas

Sobre as filas João Teixeira compreende que há que se dar atenção especial, logo que possível. A mais longa é a de consultas com ortopedista que está com 1.300. Fisioterapia é a segunda mais esticada com 600 na espera. Oftalmologia (principalmente cataratas), tem 100 aguardando. As demais estão quase zeradas. Ele justificou que faltam profissionais e que em razão da pandemia esta falta de especialistas se agravou.

A entrevista foi no programa Chimarrão e Atualidade que eu apresento todos os dias das 7 às 8h no www.leiafacil.com. Quem quiser ouvir está gravado lá nos podcasts de 22 de dezembro.

Presidentes

A coluna aposta que o Professor Daniel, PT e Alberi Dias, MDB, serão os presidentes das câmaras de vereadores de Gramado e Canela em 2021, respectivamente. O PP de Gramado elegeu “só” 4 vereadores e vai amargar a minoria nestes 4 anos. Com o PSDB cada vez mais perto da esquerda e do PT, a nível nacional, estadual e local, certamente Celso Fioreze articula sua eleição para 2022 na presidência, seguido por alguém do MDB para 2023 e 2024. Assim, é possível imaginar a conjuntura da eleição de 2024 para prefeito, a mesma que escapou por pouco já na eleição ‘PP’ (próxima passada), incluindo o PSDB ao PT, PCdoB e MDB, e quem sabe ainda, com o PDT.  Nestas articulações os vereadores do PT e do PSDB poderiam mudar de partido na janela de março de 2024 e até se colocarem como os próprios candidatos da majoritária. Quem viver verá. É cedo? Não, as articulações já estão em pleno andamento…

Trabalhando dá

Diria que estamos no “auge” da pandemia. É o momento em que temos amigos e familiares enfrentando o vírus. E estamos no nono mês do isolamento social. Muitas coisas aprendemos durante este período, sobre o próprio vírus, mas também sobre a vida. E a mais importante delas é de que não sobrevivemos sem trabalhar e estudar. E é por isso que eu estou feliz. Eu posso e estou trabalhando, muito. E, pelo menos agora, quando faltavam 09 dias, o Fedoca assinou decreto de cogestão e liberou para que os restaurantes não tivessem horário. Depois de azucrinar com a fiscalização, fazendo alvoroço, gerando pânico e raiva, podemos trabalhar. Não há mais ninguém de sã consciência que ainda pense ser possível enfrentar uma crise sem trabalhar. Afora isso cada um de nós deve fazer de tudo para evitar a proliferação do maldito vírus chinês.

Feliz Natal

Esta edição sempre é muito “gostosa’ de ler em razão das mensagens de Natal do comércio. Também quero desejar aos leitores um feliz Natal. Está sendo um ano para esquecer e que jamais será (esquecido). Há tantas coisas que gostaríamos de ter mudado, feito diferente, mas não foi possível. Que tenhamos todos muito paz para fazer as reflexões, nos arrepender, nos orgulhar e seguir em frente com entusiasmo. O Nascimento nos proporciona isso, a renovação, a esperança, o amor. Um forte abraço aos assinantes, anunciantes e amigos do Jornal Integração.

Perguntinha

Vendo as articulações até aqui, você acha que a maioria dos eleitos concorreu para resolver o seu problema, ou o teu?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido