E sta edição está com os participantes do Troféu Seleção JI 2021. Por isso a edição é uma das maiores já produzidas pela equipe Integração, com 124 páginas. São 177 participantes. Empresas e profissionais que mesmo em tempos difíceis mantém o contato, o relacionamento com o cliente e seguem inovando, buscando atender seu parceiro do jeito dele com as adaptações necessárias. No evento, buscamos deixar algum ensinamento aos participantes, além do jantar e show que desta vez contou com o brilhante, excepcional artista Serginho Moah. O ensinamento veio da parte dos empresários Valdir Cardoso e Hilário Krauspenhar, que emprestaram suas experiências de vida à nós todos. Sim, quem gosta de empreender e pensa no futuro certamente se interessa pelo o que caras como esses tem a dizer. Pelo menos é o que eu acredito. E, como fizemos a live com a transmissão desta parte do evento de quarta, dia 15, quem se interessar pode ir lá na página do JI no Facebook e assistir. Vale a pena!
Mercado do luxo
Atento ao público mais seleto, cada vez mais surgem empreendimentos e pessoas se qualificando e investido para garantir que de fato tenham, quando aqui, o devido patamar. O rico obviamente quer conhecer o mundo todo, muitos lugares diferentes e até os inusitados. Porém, também ele precisa de alguns pontos para onde pode ir mais frequentemente, os vai se encaixando no dia a dia, conhecendo atalhos para compras e passeios seguros e com conforto. Que Gramado e Canela seja (m) este lugar! Temos hotéis, temos restaurantes, lojas caras, e cada vez mais gente se especializando. O que é muito bom. Nesta edição temos a matéria na página Engrenagem Criativa que apresenta a Wert, um exemplo disso. E, claro, não é preciso tratar esse tema, mercado de luxo, como um tabu, algo do que não se pode ou não se deve falar publicamente. Bem pelo contrário. Somos uma região turística e cada vez mais é importante que os nossos visitantes saibam o que temos a lhes oferecer. É hora de acreditar na frase “tem gente para tudo”. Isso é um fato. Existe público para tudo o que somos capazes de oferecer com qualidade. Então, como diz a moça (locutora) do GPS, “Vamos lá”…
Sucessão
O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, assina filiação ao PSDB nesta segunda-feira. Eleito pelo PTB, deve ter sido “escolhido” para ser o sucessor de Eduardo Leite que não concorre à reeleição. A solenidade será no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre e deverá reunir um bom número de correligionários tucanos.
Heinze espera o apoio
O senador Luiz Carlos Heinze, que será o candidato do PP, espera o apoio do PSDB e de outros partidos de centro, como MDB, PTB e DEM. Mas, nos últimos anos as coisas que já estavam meio turvas se taparam de fumaça de uma vez. Ninguém mais sabe por onde o outro anda. O PSDB atual não tem mais nem cinzas do que era. Hoje em dia está muito mais para andar com o PT do que com a direita. Então, só o tempo dirá o que vai acontecer, mas é pouco provável que estes partidos de centro que buscam o apoio do eleitorado de direita, e aceitam muito bem os de esquerda, se unam em uma única chapa. Heinze conquista os votos dos bolsonaristas com muita facilidade, mas desde que não esteCja acompanhado de opositores do presidente.
CPI dos vagabundos
Quando vejo os senadores se conversando, chamando um ao outro de vagabundo, ladrão e corrupto, como foi de novo esta semana, fico pensando: É o retrato fidedigno do que são esses parlamentares brasileiros que têm o manto (toga) dos vizinhos do STF lhes protegendo, salvaguardando, garantindo que nem com 17 processos (como é o caso do Renan Calheiros, relator da CPI), um único caminhe seguindo o rito de um processo contra um ser comum, todos engavetados. Estávamos em bom número em Brasília e não aproveitamos fazer o que é preciso: Por fogo nos três poderes e reiniciar. Vimos um homem na janela do quinto andar do Ministério da Agricultura, pelado na janela, se insinuando às mulheres ordeiras participantes das manifestações… Todos os poderes de Brasília, não tem chance de curar, remendar. Nossa democracia, ao que custa, cedo ou tarde nos levará à miséria, mais ainda do que já estamos… Superproteção aparente que nos leva a nenhuma proteção.
Festa da Colônia
A Festa da Colônia e a Feira Feito em Gramado serão os primeiros grandes e verdadeiros testes da volta da normalidade. Ambos serão praticamente sem restrições. Até dançar será permitido… E, claro, tudo vai dar certo. A angustia e a tristeza serão substituídas plenamente pela alegria, pelo entusiasmo, pela produção e pela dança. Bem vinda de volta Festa da Colônia!
Lá vem o Natal
E já estamos na última semana de setembro. A estação das flores já chegou e nós estamos com o pescoço no Natal. Em 32 dias inicia o Natal Luz. E a expectativa é gigantesca. Na página 16 desta edição, Daniel Santos fala com muita propriedade sobre a estrutura toda que está sendo montada, pessoas sendo treinadas, um alvoroço que vai transformar tudo isso em parque de diversão. Já são mais de 40 mil ingressos vendidos para os espetáculos. Isso faz a engrenagem girar, todos ganharemos com isso de alguma forma e como também muito bem diz quem atua como mestre de cerimônia deste evento há 13 anos, quem não tem paciência que busque, pois vai precisar. Temos de deixar a banda passar…
Mas, até então, vamos curtir a nossa Festa da Colônia.
Canela está no mapa

Segunda-feira é Dia Mundial do Turismo. Uma região igual a nossa deveria aproveitar melhor essa ocasião. Mas, tudo bem, tem dia para tudo mesmo, então não dá para aproveitar absolutamente tudo. Em Canela a data não passará despercebida. O secretário de Turismo e o presidente da Acic darão palestra segunda-feira próxima. O valor da adesão é o tradicional de um jantar para cidadão local, R$ 79,00. Eu estou aderindo.