Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo Assinantes'Páscoa feliz e segura' é o tema do evento deste ano em...

‘Páscoa feliz e segura’ é o tema do evento deste ano em Gramado

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – A Páscoa 2021 inicia no dia 26 de março e irá até o dia 02 de maio. Seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, o evento contará com uma programação on-line e a tradicional decoração da cidade. O Programa Manhã com Informação da Rádio Integração recebeu nesta quinta-feira (11) a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, que contou todos os detalhes.

“Com a programação on-line, vamos atingir um público muito maior. A decoração vai transmitir esse cuidado: nossos coelhos estarão de máscara. A princípio, não teremos iluminação na decoração, ficará totalmente branca. Depois, no dia 2 de abril, a decoração estará com tom azul para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Teremos também um programa diário chamado Páscoa feliz e segura”, revelou.

O evento conta com o apoio da Chocolate Planalto, Caracol Chocolates e Sicredi. O Agente cultural é a AM Produções. A correalização é da Achoco (Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado).

Programa diário

Apresentado às tardes, o ‘Páscoa feliz e segura’ poderá ser acompanhado no canal do Youtube oficial da Páscoa em Gramado. O programa diário contará com personagens lúdicos, que conduzirão toda a programação para crianças e adultos da seguinte forma:

  • Bando Lúdico: fará um resgate histórico das principais músicas infantis;
  • Recitális de Páscoa: um momento reflexivo da Páscoa conduzido por cantores líricos e um quarteto musical, que reproduzirá quadros vivos e micro cenas dos principais momentos de Jesus, marcando um momento de reflexão e espiritualidade;
  • Encantorias Poéticas: será o quadro mais itinerante do programa, pois nele os personagens circularão a cidade, mostrando a decoração de Páscoa com música, textos reflexivos e poemas curtos;
  • Páscoa Gourmet: será a parte mais gostosa, contará com convidados mostrando receitas deliciosas e fáceis de fazer;
  • Doce Sabores: chegará com uma pitada de caramelo a mais, já que o quadro ensinará diversos quitutes e guloseimas;
  • Oficina Lúdica: será o melhor momento para aprender coisas novas: maquiagens infantis, cestos decorativos e muitos mais; e
  • Escola de Coelhos: ensinará a todos como ser um ótimo coelhinho de páscoa.

Programação Religiosa

  • 28 de março (domingo) – vídeo completo da Procissão de Ramos realizada em 2019;
  • 2 de abril (Sexta-feira Santa) – gravação completa da Procissão de Passos realizada também em 2019 e apresentação especial do Recitális e do Recital de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado;
  • 3 de abril (Sábado de Aleluia) – 2º Recital de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado; e
  • 4 de abril (Domingo de Páscoa) – transmissão, ao vivo, uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado, às 14h, direto da Igreja Matriz São Pedro.

Capital Nacional do Chocolate Artesanal

Para a comunidade gramadense, há o concurso do selo ‘Capital Nacional do Chocolate Artesanal’, o qual será escolhido a melhor proposta para o selo oficial da cidade e o vencedor terá a premiação de R$ 5 mil, fornecida pela Achoco (Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado). Clique aqui para saber os detalhes.

Tito, um coelho atrapalhado

Dentro da programação, haverá novamente o espetáculo infantil, musical e lúdico, realizado pela produtora Angá Produções. As apresentações iniciarão no dia 31 de março e vão até dia 2 de maio, apenas de quinta-feira à domingo. Compre seu ingresso aqui.

Eventos do 2º semestre

“A Festa da Colônia, como os demais eventos do município, foram todos postergados para o segundo semestre para que a gente tenha uma maior segurança sanitária, e também para que nós possamos arrumar a casa. Buscar recurso privado, público, parceiros, aliados e patrocinadores para que tenhamos um segundo semestre melhor”, disse Rosa Helena, que também assumiu o cargo de secretária interina de Turismo desde o início de 2021. Confira o calendário:

  • 3 a 10 de julho – Gramado In Concert;
  • 13 a 21 de agosto – Festival de Cinema (inscrições iniciam no Dia do Cinema Gaúcho, em 27 de março);
  • 2 a 12 de setembro – Festival de Gastronomia;
  • 23 de setembro a 12 de outubro – Festa da Colônia; e
  • 21 de outubro de 2021 a 16 de janeiro de 2022 – 36º Natal Luz.

A presidente da GramadoTur ressaltou que é importante que a comunidade e o trade turístico saiba que todos os eventos citados acontecerão, mesmo com a pandemia, e que tenham essa segurança em trabalhar. “Todos os eventos serão realizados, nenhum será cancelado. Eles acontecerão de forma on-line ou híbrida. Nós acreditamos que o Natal Luz poderá ser presencial em alguns espetáculos. Vamos entregar todos os projetos até o dia 25 de março. Todo o formato tem que estar desenhado para a gente poder ter as cartas de anuência e todos os orçamentos. É assim que se trabalha com a lei de incentivo fiscal para eventos culturais”, explicou.

A suspensão da Lei Rouanet não altera em nada os eventos, de acordo com Rosa Helena. “A gente sabe que essa suspensão é momentânea. E se não pudermos contar, vamos trabalhar com a LIC [Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul] e com marketing. Temos que nos adaptar. Não é por isso que vamos fazer eventos com menor qualidade. Gramado tem que trazer inovação e tecnologia pros seus eventos. Queremos que todos os eventos sejam autosustentáveis”, acrescentou.

Projetos de leis e melhorias

De acordo com a secretária interina de Turismo, o objetivo para este ano é enviar quatro projetos de lei para apreciação da Câmara de Vereadores. São eles: 1) criação de um espaço na Praça das Etnias que incentive o cicloturismo; 2) normatização do Centro de Atenção ao Turista; 3) construção de um deck na Casa Major Nicoletti; e 4) inclusão da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) e da Secretaria de Cultura no Conselho de Turismo.

Rosa Helena Volk comentou sobre a Secretaria de Turismo e a Gramadotur dividirem o mesmo espaço físico, a Expogramado. “Os dois entes, que se relacionam muito bem, já estão trabalhando de forma conjunta”. Conforme essa integração der certo, posteriormente, a ideia da nova gestão administrativa é juntar as atribuições desses órgãos e transformar em uma coisa só, segundo a secretária interina.

“A secretaria de Turismo é responsável por desenvolver políticas públicas do ramo turístico. É um papel fundamental no desenvolvimento turístico da cidade”, disse Rosa Helena, que acrescentou que já está publicada a nova licitação da Casa do Agroturismo da Praça das Etnias. Os documentos necessários à habilitação e as propostas serão recebidas pela Comissão de Licitações no dia 5 de abril, às 14h. Leia o edital completo:

O espaço da Festa da Colônia na Expogramado será reformado. “Fizemos uma reunião com os colonos, com o secretário de Agricultura e Obras, Rafael Ronsoni, com o prefeito Nestor e o o vice Luia. Foi muito importante confirmar com eles que há o desejo de que a festa seja feita naquele espaço, que foi construído especificamente para isso. Aquele espaço precisa de muitas melhorias. Foram tiradas algumas árvores de qualquer forma e caíram por cima dos telhados. É algo triste da gente ver, mas isso tudo será recomposto. Será um grande trabalho de reconstrução, mas ele será realizado”, contou.

36º Natal Luz

Rosa Helena adiantou algumas novidade sobre o 36º Natal Luz ao Programa Manhã com Informação. “O lago Joaquina Rita Bier será palco de dois espetáculos diferentes. Estamos fazendo um esforço muito grande para manter o desfile, que tem um elenco grande. Pretendemos ter um atrativo especial, que será uma novidade. Terá um evento infantil no Palácio dos Festivais. Queremos novidade no acendimento das luzes. Tem muita coisa interessante que estamos preparando”, finalizou.

Ouça a entrevista completa com Rosa Helena Volk:

Entrevista: Daniel Santos – Texto: Gabrielly Pimentel – [email protected]

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido