Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesInternet no interior é fundamental

Internet no interior é fundamental

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Uma das principais carências na zona rural do município é o acesso à internet. Este e outros pontos necessários para melhorar a produtividade e qualidade de vida dos agricultores foram abordados nessa entrevista com o candidato a prefeito pelo MDB, Evandro Moschem. Confira:

Se eleito, quais seus planos para melhorar a comunicação na zona rural, sobretudo com sinal de internet?
O acesso à internet no meio rural é pauta fundamental, pois a expansão destes serviços nas localidades do interior irá proporcionar melhorias na geração e qualificação de renda e serviços, além de melhorar o acesso à informação e educação, por exemplo. Pensando na inclusão digital, como forma de qualificar o agricultor e os seus produtos e meios de produção, nosso plano de governo conta com o Programa Implementação dos Serviços na Zona Rural que irá apoiar a ampliação destes serviços, uma vez que várias comunidades já possuem esta estrutura, o que vai levando naturalmente o sinal para o interior. Outra alternativa para melhorias é disponibilizar para as comunidades os benefícios do acesso ao cabeamento com fibra óptica. É a inovação chegando ao meio rural.

Que tipo de suporte seu governo dará ao produtor rural, seja na oferta de trabalho técnico, implementos agrícolas, mobilidade, cursos e outros aspectos?
No Programa de Governo Agricultura e Desenvolvimento Rural estabelecemos nossas políticas públicas para apoio contínuo ao produtor rural, uma vez que este é um dos atores estratégicos para minimizar os efeitos da pandemia do setor econômico. Dentre as ações e projetos, vamos aprimorar e reforçar o contrato com a Emater, intensificando aspectos de maior interesse dos agricultores. Além disso, continuar oferecendo o serviço de máquinas e implementos agrícolas, visando aumentar a produção e a produtividade das lavouras e criações, manter e apoiar os cursos específicos que já são oferecidos atualmente, mas que foram suspensos pela pandemia, através das inúmeras possibilidades oferecidas pela Emater em sua estrutura estadual. Ainda, vamos manter o aconselhamento e a orientação técnica na realização de obras dentro das propriedades, diminuindo o desgaste ocasionado durante a execução do trabalho do agricultor. Também será ampliada a discussão e o acesso a novas alternativas de renda para o produtor rural, a partir de um diálogo propositivo, buscando integrá-lo cada vez mais ao mundo do turismo, dentro e fora do município, dentre outras várias ações previstas.

Pretende ampliar a malha asfáltica do interior? Em quais localidades?
Sim, consideramos que a malha asfáltica precisa ser ampliada para impulsionar o turismo rural, fomentando o desenvolvimento das comunidades, nos diferentes aspectos, além de melhorar a mobilidade. Por isso, estabelecemos o Programa de Planejamento e Infraestrutura no Interior, através do qual o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) deverá ser o ponto de escolha das localidades que receberão asfalto, mediante decisão construída a partir de uma discussão aprofundada para uso adequado dos recursos.

É do seu interesse expandir a criação das agroindústrias?
A continuidade e o aprimoramento do Programa Gramado Colônia são fundamentais para consolidar o processo de criação e legalização de agroindústrias, tanto que umas das políticas públicas estabelecidas no Programa de Governo prevê o fortalecimento do Programa Gramado Colônia, ampliando e fortalecendo os incentivos para agroindústrias. Importante reforçar que isto deve ser feito de maneira técnica, inteligente, buscando diversificar a matriz das agroindústrias, desenvolver habilidades diferentes, incentivar o marketing para além-fronteiras do município, evitar concorrência entre agroindústrias e incentivar fortemente a produção de matérias-primas, visando alcançar outras famílias para se beneficiarem.

E quanto aos roteiros do turismo rural, pretende ampliar? Como?
O turismo rural é uma das pautas principais do nosso Plano de Governo, sendo contemplado no Programa Agricultura e Desenvolvimento Rural agregado ao programa destinado ao fortalecimento do Turismo. Assim vamos construir novos roteiros e experiências rurais como forma da promoção e apoio ao desenvolvimento do turismo sustentável, tendo como principal diferencial o contato do turista com a natureza, com a nossa cultura e com os nossos produtos de excelência na qualidade. Também será criada a Câmara Técnica de Turismo Rural vinculada ao Conselho Municipal de Turismo para auxiliar na formatação de legislação municipal, com foco na regulamentação da temática de turismo rural, visando dar segurança para agências, operadoras e agricultores.

Muitas localidades sofrem com a falta de uma rede elétrica trifásica. Quais seus planos para resolver isso?
Atualmente as localidades são contempladas com rede de energia elétrica. No nosso Programa Implementação dos Serviços na Zona Rural a energia trifásica será ampliada e instalada nas comunidades onde houver necessidade com apoio da Prefeitura. Entretanto, isto depende da demanda real das comunidades, bem como dos novos contratos entre Anel e operadoras do sistema elétrico. Nem sempre a trifásica é a melhor solução, pelo seu maior custo mensal em alguns casos. Assim, uma monofásica de qualidade poderá resolver a demanda, mas mediante discussão na comunidade. Mas sem dúvida, aonde houver demanda para trifásica, o Município irá apoiar.

Existe uma legislação que obriga que 30% dos mantimentos servidos na merenda escolar sejam de produção local. Qual sua projeção, cumprir a lei ou ir além?
Importante destacar que os municípios via de regra estão cumprindo o percentual mínimo de 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar. Em Gramado, já superamos este percentual mínimo. Assim, devemos continuar incentivando a participação solidária e abrangendo mais agricultores. Contudo, este incentivo, realizado junto com a Emater, deve ser sustentável para não criar falsas expectativas.

O candidato se compromete em flexibilizar as exigências referentes à certidão de aptidão solicitadas pelos agricultores?
Primeiro precisamos esclarecer que a legislação que rege a declaração de aptidão ao Pronaf é federal, o que limita a atuação do gestor municipal, em relação a sua flexibilização. Contudo, temos a lei 3.466/2015, que regula como o Município pode ajudar os agricultores. Há o interesse em ampliar este auxílio, enviando proposta de modificação da lei municipal, permitindo que outras famílias possam receber auxílio visando o aumento da renda a partir de projetos agropecuários.

Há interesse em reativar em outro endereço aquelas feiras dos produtores como a que ocorria na rua Ernesto Volk, junto ao antigo campo do Gramadense?
Ocorre que os feirantes que estavam na rua Ernesto Volk foram transferidos pelo Município para o espaço de feiras Francisco Oberherr, na Praça das Etnias, há vários anos. Assim como foi criado o Ponto de Feiras no Terminal Turístico da Várzea Grande, há interesse em ampliar os pontos de feiras em bairros e na área central, inclusive em parceria com outros empreendimentos, como hotéis e restaurantes, por exemplo, aplicando a tendência do ‘quilômetro zero – o consumidor mais perto do produtor’, na medida em que houver interesse do produtor, das associações de bairro e dos empreendimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...
error: Conteúdo protegido