Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

Herança

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Diretor de Comunicação da Prefeitura de Gramado, Fábio Schmatz, deu queixa na delegacia de alguns equipamentos do patrimônio público que não encontrou naquele setor quando assumiu dia primeiro de janeiro. Também relatou que há alguns que simplesmente foram trocados e outros danificados. Há ainda, segundo temos conhecimentos, outros setores fazendo a comparação para depois concluir relatório sobre a situação.

Herança numérica

Já a secretária da Fazenda, Sônia Molon, está dedicada a conhecer os mínimos detalhes dos números do tesouro. Segundo disse à rádio Integração Digital, terça-feira (2), o vice-prefeito Luia, a diferença de arrecadação deste janeiro em comparação com o de 2020 teve queda de um milhão de reais. Segundo foi apurado até o momento, o comprometimento do orçamento com a folha dos servidores saltou de 41% em final de 2016, quando Nestor entregou a gestão, para 56%, aumento de 16% no período de 04 anos.

Impositivas

Pelo nome, não tem conversa. Tem que pagar. Mas as emendas do vereadores para este ano, ao que a coluna apurou, amanheceram 2021 sem empenho no orçamento municipal. Por conseguinte, não poderão ser pagas. Como o objetivo destas é fazer campanha para a reeleição, não haverá prejuízo, já que a legislatura é nova…

“Um marco para o turismo”

Essa foi a principal manchete do JI de 18 de dezembro de 2020, há menos de 60 dias portanto. Estava se dando destaque à importância dos voos diários de Canela a Porto Alegre, serviço iniciado naquela semana pela Azul Linhas Aérea Regionais. Para a primeira aterrissagem, foram lá dar as boas-vindas o Prefeito, empresários e até o Papai Noel. O trade turístico estava inflamado. Era o que faltava! Ledo engano, pois neste pouco tempo tudo mudou e já não temos mais tal serviço.

Tudo enganação

Me perdoe a Azul, mas não há justificativa para um erro tão grosseiro da sua parte no que tange ao planejamento. Saber parar, voltar e até encerrar uma atividade que não está rendendo é inerente aos negócios, mas para uma empresa deste porte não ter visto nem 60 dias para frente é imperdoável. Fez de bobo toda a Canela e Gramado.

Ano legislativo

Deputados estaduais, federais e senadores deram início às suas atividades de 2021 esta semana. No congresso nacional, com a eleição dos presidentes defendidos por Bolsonaro, espera-se que os projetos do Governo desencantem. Muita polêmica à vista com as reformas administrativa e tributária. Já pensou mexer na estabilidade dos servidores públicos? Outra grande questão que está em discussão é a ampliação do auxílio emergencial aos desempregados em razão da pandemia.

Nossas estradas

Na Assembleia Legislativa do Estado, deve ser votado em no máximo 60 dias o projeto que altera a Lei nº 14.875, de 09 de junho de 2016, que autoriza o Poder Executivo a conceder serviços de exploração das rodovias e infraestrutura de transportes terrestres, e dá outras providências. Importante a região ficar atenta, pois trata-se da EGR, nossas rodovias aqui RSs 235, 115, 020 e 373. Depois não adianta reclamar…

Mudança ministerial

O presidente Bolsonaro estuda uma mudança no corpo ministerial e uma delas deverá valorizar o ministro OnyxLorenzoni. Com as eleições no Congresso, é notória uma proximidade do Governo com o bloco dos deputados do Centrão, onde Lorenzoni tramita muito bem como antigo membro do DEM. Bom para a região, onde o político tem frequentado e tem um bom número de amigos e contatos. 

Algum sempre vem – Daniel Santos

O prefeito Nestor Tissot (Progressitas) retorna hoje de Brasília, onde está desde segunda-feira (1º), visitando deputados e ministros. Levou na mala quase 50 milhões de reais em projetos elaborados pelo secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges. Os projetos vão de construção de escola infantil até asfaltamentos de estradas interioranas do município. Nesta semana, conversei com Junges que está na expectativa de que ao menos 10% deste montante seja aprovado. Parece pouco perto do tamanho do pedido, mas por outro lado, comparando do que veio da Capital Federal nos últimos 4 anos, é um considerável valor. Como sabemos, em tempos difíceis, se mostrar trabalho e os projetos forem bons, algum valor sempre vem.

Enquanto isso…

Com o prefeito Nestor em Brasília, quem está comandando a prefeitura interinamente é o vice-prefeito, Luia Barbacovi. Durante a semana, Luia, que já vem exercendo um papel fundamental no executivo, deu seguimento aos trabalhos, articulando aqui e ali, atendendo a população e orientando as secretarias no que foi possível para que o ritmo de trabalho não diminuísse. Nos 8 anos em que já foi vice de Nestor (2009/2016), Luia conta que assumiu como prefeito por 67 vezes. Para muitos pode significar apenas um número, mas certo que para Luia é motivo de orgulho ter a confiança de Nestor para comandar uma das cidades mais desejadas dos brasileiros.

Um milhão a menos

Não é nenhuma surpresa que a arrecadação dos municípios esteja baixa. Afinal de contas ainda estamos passando por momentos muito difíceis. A recuperação vai ser lenta tanto na iniciativa privada quanto na pública. Em entrevista concedida a este colunista na Rádio do Jornal Integração, o vice Luia me disse que Gramado arrecadou um milhão de reais a menos em janeiro, comparado com o mesmo mês de 2020.

Se não fosse o esforço

Talvez, se a administração não tivesse se esforçado para liberar guias de ITBI e alvarás que estavam na fila de espera, o montante arrecadado poderia ter sido ainda mais baixo. Como já publicamos em outras ocasiões, a Prefeitura de Gramado tinha diversos alvarás e guias encalhados. Difícil imaginar os motivos que levaram a fila a ser tão grande. Para se ter uma ideia, somente no primeiro mês da administração foram liberados mais de 200 alvarás.

Vai baixar o salário

Um projeto está sendo elaborado e será enviado ao legislativo gramadense, em breve, para baixar os salários dos CCs, inclusive os que fazem parte da GramadoTur. A ordem de baixa deve ser em trono de 20%.

Rosa Helena assume

Como já sabíamos, a secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, assumirá a presidência da GramadoTur. Depois de diversas reuniões com a equipe e com o Conselho de Administração da autarquia, a hora chegou e será nesta segunda-feira (8). Uma das primeiras ações será apresentar os que ocuparão os cargos de diretores ao Conselho, o que deve acontecer durante reunião na manhã de terça-feira (9).

Incentivo ao comércio

A prefeitura de Gramado está incentivando os gramadenses a comprar no comércio local. A campanha baseia-se em mostrar para a comunidade que a cada produto adquirido aqui o imposto vai para o cofre público e posteriormente é revertido em serviços pela cidade. Os postos de combustíveis poderiam ajudar nesta campanha baixando preço, pois a disparidade com outras cidades é absurda. Nas cidades vizinhas de Três Coroas e Igrejinha, por exemplo, o litro de gasolina sai, em média, um real mais barato. Diversas empresas de transportes já estão abastecendo por lá. É o imposto que não fica aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido