CANELA – O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Senar-RS, em parceria com o Sindicato de Nova Petrópolis, realizaram entre os dias 26 e 29 de janeiro o curso de qualificação e manejo básico em apicultura que contou com 10 participantes.
Sob coordenação da instrutora do Senar,Maristela Mendonça Krügel, a atividade objetivou preparar os participantes para a implantação correta do apiário como a organização das abelhas, planejamento e instalação. Na prática, os participantes aprenderam sobre o preparo dos materiais para captura do enxame, povoamento do apiário e a forma segura do manejo.
“A primeira avaliação que fizemos no curso é quanto ao grau de experiência que os produtores possuem com apicultura para desenvolver a atividade. E,nestes dias,o fator climático ajudou. Fomos ao campo, verificamos a rainha, transferência de enxames e os alunos puderam verificar o manejo e formas de alimentação”, disse.
Para ter uma produção satisfatória, é necessário encontrar o momento adequado para iniciar o apiário e atrair os enxames. “Tem que preparar primeiro a isca. Quando a florada começa a crescer e estas abelhas entram na colmeia, a partir de setembro e a qualquer momento, já podem chegar enxames. É necessário cuidar para oferecer o que precisa para as abelhas como alimentação, troca da cera e os manejos”, explicou Maristela.
A instrutora alertou sobre a periculosidade que as abelhas oferecem, principalmente para pessoas alérgicas ou uma grande quantidade vindo a atacar, podendo levar ao óbito, tambémem animais. Neste ponto, ela também orientou a forma mais adequada de possuir na propriedade as caixas onde ficam o ninho.
“Quando falamos de abelha pode ser letal, então o ideal é ter em um perímetro de segurança de no mínimo 300 metros de distância ou mais da casa e galpão. Os animais da propriedade precisam ter espaços, pois eles batendo em uma caixa, as abelhas vão atacar quem estiver na frente”, alertou.

Seguindo nesta linha dos cuidados com a segurança de um apiário, Maristela reforçou quando um enxame chega na propriedade e fica armazenado em árvores ou na parte externa da casa e galpão, sobre quais medidas a serem adotadas.
“Quando ocorre algo desta natureza, normalmente os enxames estão indo para outro local e ficam parados em um determinado local por que a rainha precisa descansar, então podem permanecerpor alguns minutos ou até dias. Então, a indicação é queseja chamado um apicultor, que vai até a casa e faz a captura do enxame com segurança”, indicou.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, Ana Carolina Benetti, destacou esta parceria com o Senar-RS e a entidade sindical de Nova Petrópolis, sendo esta a âncora em captar a primeira atividade do mandato.
“O curso de apicultura foi o primeiro do mandato e pretendemos fazer mais e oportunizar para profissionalizar os nossos produtores. Esta troca de experiências faz com que todos cresçam juntos. Queremos dar continuidade neste curso da apicultura mais avançada com esta turma com preferência para os associados, ressaltando a importância do Sindicato como ferramenta de luta do agricultor”, comentou.
Os próximos cursos programados para ocorrer neste ano, conforme Ana Carolina, serão nas áreas da culinária e elétrica rural, sendo estes solicitados pela Comissão de Mulheres do Sindicato.