GRAMADO – Sem entrar em campo na temporada de 2020, com todas as competições canceladas devido à pandemia, o Gramadensetambém teve sua rotina modificada.Mesmo impossibilitado de ir à campo e treinardesde março do ano passado, a comissão técnica está realizando atividades on-line com a equipe sub-20. Esta categoria segue a preparação para o Gauchão, previsto para iniciar em maio, o que ainda não está confirmado oficialmente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
O técnico Gustavo Corrêa esteve na Rádio Integração Digital, participando do programa Redação Esportes, e falou deste período em mais de um ano sem treinamentos no campo e somente no formato à distância.“Passamos a maior parte do ano passado deforma on-line. Conseguimos no final do ano passado retornar, com todos os protocolos. E agora novamente parado”, descreveu.
Gustavo mencionou que as atividades são variadas, orientações por posições dos atletas, mas infelizmente, com exceção da preparação física, ficam somente na teoria.“A maior parte das orientações separamos por posições de cada atleta. Tudo por vídeo. Muita teoria. Esperamos o quanto antes retornar para o campo, na prática, pois principalmente para o atleta é prejudicial. Pela idade que tem, é um período de amadurecimento. Já perdemos um ano de trabalho e isto pode atrasar a evolução”, disse.
Mesmo com esta dificuldade de não estar em campo, o trabalho segue. Os jogadores, conforme o treinador,estão assimilando, porém as orientações não são mais que 30 minutos para evitar o desgaste da atividade.“Procuro falar de momentos de jogos, organização defensiva, ofensiva e bola parada. Apresentamos periodização de treinos, tática, técnica e aulas de 30 minutos, sem desgastar com muita teoria, pois pode não ter muito entendimento. Tenho o quadro tático onde explico também situaçõesde jogos”, detalhou.
GRUPO DE ATLETAS
A base, que em 2019 disputou o Gauchão Juvenil ficou em quinto lugar entre 44 participantes, agora com idade para sub-20, está praticamente mantida. “Praticamente todos permaneceram, alguns tiveram que sair. É uma fase de escolhas.Entendemos isso. A ansiedade deles e a nossa também, como comissão técnica, mas temos que passar tranquilidade. E a melhor forma é a conversa e aproveitar pra trabalhar com o que temos. Profissionais da educação física e nutrição estão orientando eles diariamente. Então, se eles vierem com esta base de casa, quando retornar ao trabalho em campo,poderemos acelerar este processo de treinamentos técnicos e táticos”, explicou.
Em fase de construção, a Arena Gramadense é motivadora para o grupo de jogadores e comissão, mas Gustavo alerta que, para chegar até a profissionalização, todos devem seguir o trabalho.“É motivadora esta situação de que o clube está construindo o novo estádio e visando melhorar a estrutura de trabalho para todos. Mas temos que trabalhar bem agora, para se dedicar e ter capacidade de assumir lá na frente. Estou me capacitando, procurando conhecimento e a gurizada seguindo focados estarão preparados também”, finalizou.
Texto e foto: Tiago Manique – [email protected]