Como era esperado não demorou muito para termos a revelação do contrato da compra do Hospital Arcanjo São Miguel. Os valores da negociação já se ventilavam por diversas conversas na cidade. Não era pra menos, pois foi um dos assuntos mais comentados das últimas semanas. A revelação do valor de R$ 40 milhões pagos para a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (SEFAS) veio após a procuradora do município, Mariana Melara Reis, entregar a cópia do contrato para o promotor de Justiça Drº Max Guazellie o mesmo logo despachou a sua publicação. No meu entendimento esta cláusula que exigia sigilo no contrato nem deveria existir, pois mais cedo ou mais tarde a comunidade ficaria sabendo. Outra questão, a SEFAS deveria ter revelado e até participado da primeira coletiva de imprensa realizada pela Serafim e Coelho, nova proprietária, isso seria um gesto de grandiosidade e respeito perante a comunidade gramadense. Pois mesmo sendo um CNPJ particular nós todos sempre ajudamos de uma forma ou de outra a manter a instituição, principalmente aqueles que doaram muito para existir esta estrutura que temos hoje.
SIMPATIA DO MINISTRO
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga que esteve em Gramado no final de semana passado se demonstrou muito simpático, fez fotos com todos que o pediram, suas falas foram moderadas em uma demonstração de muito carinho pela nossa cidade e foi muito feliz ao dizer que quando o ministério resolveu criar o programa Saúde na Hora que foi lançado aqui, para todo o Brasil, não pensaram em outro lugar para assinar a portaria que não fosse Gramado. O carinho dele nos enche de orgulho, embora tenha aqueles que não enxerguem a importância da presença de um ministro, não importa de que governo ou partido seja.
TRÊS MILHÕES
Como já havia nos adiantado o prefeito Nestor Tissot quando estava lá em Brasília e foi confirmado pelo ministro Queiroga, a liberação pela pasta para Gramado é de três milhões de reais para a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Carniel e para a construção e um prédio para abrigar uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial no bairro Mato Queimado, como sempre diz Tissot, em Brasília tem dinheiro sim, basta insistir com projetos, “não tem bola perdida”, me disse o prefeito.
MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Está marcada para o dia 4 de outubro um evento em Gramado promovido pelo ministério da Educação, o objetivo é reunir prefeitos e secretários municipais de Educação e os técnicos do ministério para ensinarem os municípios a inscreverem projetos para buscar recursos. Pela informação que recebi cerca de duzentos e trinta prefeitos já teriam confirmado presença, o ministro da Educação Milton Ribeiro também vem participar, quer dizer, se resistir ao cargo, pois após suas declarações dizendo que crianças com deficiências “atrapalhavam“ os demais alunos sem a mesma condição quando colocadas na mesma sala de aulas,seu pescoço está a prêmio no governo Bolsonarista.
ESPERANÇA A CADA DIA
Estamos a cada dia avançando na vacinação contra a covid-19, o próximo passo agora é vacinar os adolescentes entre 12 e 17 anos. Outro passo importante é vacinar com a terceira dose os idosos acima de 70 anos que deve acontecer a partir do dia 15 de setembro e assim por diante, quando chegarmos ao número de ao menos 70% das pessoas vacinas com pelo menos as duas doses prometidas o que seria a vacinação em rebanho, como dizem os especialistas, aí sim vamos estar bem mais tranquilos do que já estamos. Não me resta dúvidas de que dias melhores virão, ou seja, a esperança de vencermos o vírus vem a cada aplicação, a cada dia!
GASTRONOMIA
Iniciou ontem (2) a décima terceira edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, evento este que terá 10 dias de duração. É a retomado dos eventos presenciais na cidade e o retorno ao trabalho para muitos que dependem dos eventos para botar a comida na mesa em suas casas. Os protocolos são rígidos e a GramadoTur trabalhou muito para poder realizar essa edição, como diz a presidente da autarquia Rosa Helena Volk “não é da maneira que queremos, mas é da maneira que podemos fazer”, quero desejar um bom evento pra todos e eu posso dizer de peito aberto, sou o mestre de cerimonias desde a primeira edição deste evento charmoso. Lembro-me como se fosse hoje o dia que o criador do festival AlemirColetto, então secretário de Turismo abriu a primeira edição, foi chamado de “louco” por muitos que não acreditavam que daria certo, a prova está aí e é um exemplo para o Brasil todo.
PARA REFLETIR
Neste dia 7 de setembro as ruas não irão ser tomadas por desfiles cívicos mas sim por protesto e manifestação contra e favor do Governo Federal. Muitos vão para as ruas manifestar-se contrao STF também, mas no fim teremos dois protagonistas. Será Bolsonaro x Lula e quem paga a conta são os jovens e crianças que ao invés de aprender a adorar a Pátria estão vivenciando este momento onde a incerteza paira entre todos nós. Confesso que fico triste pois já que temos eventos liberados poderíamos ter os desfiles e levar as crianças para a ruas desfilar e mostrar a eles o verdadeiro patriotismo.