Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesCanela está de cabeça erguida

Canela está de cabeça erguida

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vivemos uma semana tensa na cidade de Canela. A publicação da operação Caritas da Polícia Civil, segunda-feira cedinho, nos pegou de jeito. É um sentimento indescritível! Os envolvidos são pessoas da nossa convivência, têm família, amigos, vizinhos.
E as acusações são as mais pesadas, que causam indignação, tristeza, revolta. Pois mexeram até no Hospital, nosso porto seguro para as horas de dor e dificuldade. Ao que soubemos, o juiz se sentiu mal em mandar prendê-los.
Os três presos choraram muito, a noite toda na cadeia e na frente do magistrado na audiência de custódia, terça cedo. A marca Canela também chorou – o Brasil inteiro deu a notícia colocando o município em posição de recolhimento. “Canela não merece isso” ouvia-se o povo murmurar incrédulo. “Agora que o município estava andando?”, questionavam.
Mas Canela é forte! Já enfrentou dessas e não esmoreceu, e também não será desta vez. Sangramos com o caso Tornado, com a operação Cartola, com a decretação de moratória no início do governo Cléo, em 2013 e agora, com o governo renovado recentemente atingido no pilar. Sim, os três presos e o secretário afastado eram a base forte do governo e linha de frente para a sucessão do prefeito que está no segundo mandato e portanto precisa preparar o próximo gestor.

Cautela

O Integração Multicomunicação abordou o ocorrido em todas as suas formas, com a cautela e seriedade que o caso exige e que cumpre ao bom jornalismo. Como disse o advogado canelense Ricardo Cantergi, criminalista que defende alguns dos envolvidos: prisão preventiva não pode ser antecipação de pena. Temos que ter cuidado com julgamentos precipitados. Lembrando que nos dois casos policiais citados acima: Caso Tornado e Operação Cartola, nenhum canelense foi condenado nos processos.
O Promotor de Justiça entendeu desnecessária a prisão, a Juíza Simone Chalela se julgou impedida porque conviveu com um dos envolvidos durante a construção de um importante marco para o município em relação ao cuidado com mulheres ameaçadas pelos conjugues, a Casa Vitória e o juiz Vancarlo Anacleto, entendeu por relaxar a reclusão 24 horas após decretá-la, ao ouvir os investigados.
O advogado Ricardo Cantergi, em entrevista aqui na Rádio Integração Digital, disse: “Hoje estamos no campo da imaginação (…) da conjectura”, sobre as prisões e afastamentos e insistiu para que tenhamos cautela e analisemos as defesas: “A moeda tem dois lados”, resumiu no final. (Conjectura: ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos; conjetura, hipótese, presunção, suposição).

Momento

Se por um lado o período fica tenso por causa do Sonho de Natal, eis que o secretário do Turismo foi afastado, por outro lado é bom que isso tenha ocorrido no primeiro ano de um novo governo. Assim as questões políticas ainda não estão tão quentes em relação a sucessão de Orsolin. Ao que se sabe tinha muita gente indo pro tapa já, fila de gente pensando que poderiam ser o cara e com essa, certamente, após a poeira baixar, teremos mais dois anos focados no trabalho, apenas. Assim esperamos.

CPI agora não

Não vejo oportunidade para uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito -, neste momento na Câmara de Vereadores de Canela. Com toda a autoridade que a Polícia Civil tem, os vereadores não chegam nem perto. Por outro lado, os documentos estão sob posse da Polícia. CPI, pelo menos neste momento, é só para fazer barulho, politicagem, discursos hipócritas. Pois, são os que têm conta em cartório que quase sempre cantam mais alto. Igual a mãe Quero-quero que grita para um lado para a gente não olhar para o outro, onde estão seus filhotes.

Tem tudo para piorar

Quanto a investigação em si, tem muitos “apertando” para não serem incluídos. Pois o delegado disse na coletiva de segunda-feira acreditar na inclusão de mais pessoas. Até então eram 40, imagine. Claro que a maior preocupação é o andamento do município e com tantos investigados a coisa fica capenga. Mas, pelo menos o prefeito não foi atingido pela investigação. Se ficar assim é mais fácil seguir em frente. E, restando provado, que todo aquele que se passou, pague aos rigores da lei. Nem mais, nem menos. E para todos nós, fora da fumaceira, que, além da indignação, nos venha o espírito de felicidade e recompensa por sermos honrados e livres.

Questões urbanas e ambientais

Está na Câmara de Vereadores o projeto de lei regulamentar a análise do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Também tramita no legislativo o projeto que altera a lei que cria o Fundo Verde. A que trata de receitas que ingressam na prefeitura como recurso deste Fundo Verde, a partir de regulamento de obras, de aquisição de áreas verdes, de cercamentos e projetos urbanísticos. Atualmente, o uso desta conta é direcionado em 80% para adquirir áreas de preservação e 20% para outras propostas. E, o projeto que trata da aplicação do instrumento da outorga onerosa do direito de construir. Ou seja, de quando a iniciativa privada cria uma obra que não pode tomar toda ocupação de dado espaço, e em contrapartida faz uma recuperação de maior valia urbana – que são obras públicas de mobilidade, saneamento e recuperação do entorno.
Ontem à noite a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública sobre o tema. Acontece que a sociedade não entende direito o que é isso e como deve se portar diante disso. A sociedade fica com o efeito. O estresse da obra.

Impacto de vizinhança

Confesso que eu nunca tinha dado tanta importância para este tema como atualmente, porque estamos pagando caro pelo impacto de uma obra de grande porte na vizinhança do JI, aqui na Rua Garibaldi, bem no miolo de Gramado, a 100 metros da Rua Coberta. Aqui está impossível suportar. E não é só no JI. A vizinhança toda está completamente afetada. É uma obra em cada lado da rua! Só na perfuração e detonação da laje, dois andares subterrâneos, já são meses e ainda nem se tem ideia de até quando vai. Serão anos de angustia e sofrimento nos arredores até as obras serem concluídas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...
error: Conteúdo protegido