Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesBira destaca que Gramado é exemplo na realização de eventos

Bira destaca que Gramado é exemplo na realização de eventos

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Retorno dos eventos presenciais, inauguração do Aquamotion, reativação da economia regional e serviços da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais. Estes foram os principais tópicos da entrevista com o doutor Ubiratã Oliveira, o Bira, secretário da pasta, concedida à Rádio Integração Digital, na manhã de terça-feira (6). O ex-vereador, além destes assuntos, foi questionado sobre o elo entre Administração e Legislativo e respondeu que falta agilidade na hora de aprovar os projetos.

ACQUAMOTION – “É um orgulho para os gramadenses e moradores da Serra Gaúcha ter um parque desse quilate aqui. É o primeiro parque indoorcom águas termais da região. Quando estiver em pleno funcionamento vai oferecer cerca de 500 empregos, entre diretos e indiretos. É belíssimo e feito por pessoas da região. O Acquamotion vai promover a geração de renda, trazendo mais turistas que irão consumir os produtos daqui. Cada vez mais estes parques estão mudando a configuração do turismo da região. Lembro que as pessoas, há muitos anos atrás, quando vinham para a região, ficavam dois ou três dias e, posteriormente, não tinham mais atividades. Hoje mudou totalmente, se as pessoas ficarem dez dias, seja em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, é pouco tempo para desfrutar do que temos aqui”, declarou.
Bira lembrou que o turismo foi extremamenteafetadopor conta da pandemiada Covid-19 e elogiou a fé dos empresários para continuar empreendendo na região e colaborar com a reativação da economia. “A nossa economia é concentrada 80% em cima do turismo e tivemos este problema com o lockdown, de fechamento, restrições e a impossibilidade de trabalhar o que acabou gerando desempregos. Mesmo assim, as pessoas com espírito empreendedor foram criando alternativas, construindo e apostando no turismo. Isto é muito importante”.

RETORNO DOS EVENTOS – “O Gramado in Concert foi o primeiro evento presencial, do Brasil, após a retomada. Gramado está sendo um exemplo. Vamos seguidamente ao Governo do Estado para falar com os secretários, Gabinete de Crise e eles têm dito para nós que ficam constrangidos por nós estarmos apresentando protocolos perfeitos ao ponto de que outros municípios tenham, não vou dizer ciúmes, mas aquele questionamento: porque Gramado tem os eventos aprovados? Bom, já tivemos diversos eventos em momentos mais complicados da pandemia, exemplo da Gramado Summit e o Festuris. Nós, juntos da iniciativa privada, temos feito um rigoroso cumprimento dos protocolos que estão sendo usados de modelo. Inclusive, pessoas de Gramado estão sendo contratadas pelo Estado para fazer os eventos. Aí vem o porquê de conseguimos a liberação para o Gramado in Concert”, exemplificou o doutor.

O secretário também destacou o trabalho da equipe da prefeitura e afirmou que o planejamento dos protocolos é feito em conjunto. “Temos uma equipe maravilhosa de secretários, assessores e colaboradores. São pessoas inteligentes. Dentro da minha secretaria tem a parte de relações institucionais, com isso, além de atender todas as entidades, faço um elo entre as secretarias. Então, quando acontece algo dentro de uma pasta, não é responsabilidade somente de um secretário, tem várias mãos realizando e envolvimento de várias secretarias, seja qual for o evento. Temos reuniões mensais, entre secretários, prefeito e vice, além dos vereadores da base do governo para alinhar os pontos, ali a cobrança é forte. São importantes essas reuniões para a elaboração do que vai ser feito”, contou.

Referente à secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, doutor Ubiratã apresentou algumas funcionalidades da pasta e destacou, neste momento de recontratações e retomada, a abertura de novas Micro Empresas Individuais (MEI). “Possuímos a Sala do Empreendedor onde temos as MEI´s, atendemos as pessoas que querem fazer emissões de boletos, informações diversas, declarações de faturamento anuais, emissão de notas fiscais, auxílio descrição municipal, acesso ao sistema Flye-Nota. Aberturas de MEI´s é o que mais tem acontecido. É a maneira mais fácil de um cidadão ter uma empresa. Com a pandemia, muitas pessoas perderam o emprego e querem algum tipo de empresa, então é uma maneira simplificada que a pessoa pode começar. Ela não pode ter o faturamento maior do que R$ 81 mil no ano e tem a oportunidade de ter só um funcionário”, descreveu.

Além desta opção, a pasta tem o programa Cidade Empreendedora que é dividido em cinco eixos: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais, Educação Empreendedora e Inovação.

“O programa foi contratado junto ao Sebrae, no dia 27 de novembro de 2019, com a duração de dois anos. Como tivemos um ano de pandemia e esse programa não teve continuidade por conta disto, pedimos a prorrogação junto ao Sebrae e estendemos até o dia 22 de dezembro de 2022”, revelou Bira.

ELOS COM O LEGISLATIVO – Questionado sobre o elo entre Administração e Legislativo e discordâncias sobre os projetos tramitados na Câmara de Vereadores, Bira afirmou que tem de haver o entendimento da função de cada poder para que a comunidade seja beneficiada, deixando de lado interesses pessoais. “Precisamos ter a consciência que os projetos têm de ser bons para a comunidade e não para o prefeito ou presidente da Câmara. Essa visão que as pessoas tem de ter, olhar para o cidadão e, principalmente, para a cidade. Talvez, esta maturidade a gente ainda não consiga perceber dentro do Legislativo por parte dos vereadores da situação dentro da Câmara, que é a oposição ao Governo Municipal. Talvez seja imaturidade deles, então isso tem ocorrido. Os projetos estão tramitando de uma maneira que eu, praticamente, nunca vi, de tão demorados que são para serem aprovados. Eu não sei qual o motivo disto, a procuradoria geral do município tem feito os projetos de forma correta e sempre se criam situações, por exemplo, na semana passada teve a reunião da Comissão e foram liberados quatro projetos do executivo para que fossem votados ontem (segunda, dia 5) na sessão ordinária. E na sexta, um dia depois da Comissão ter liberado, a bancada do MDB entrou com duas emendas. Eu não sei qual é o motivo. Tinha tempo hábil para ter entrado antes de quinta e o projeto ir redondinho para votação. As emendas são importantes, mas poderiam ter entrado antes”, lamentou Bira que se referia as concessões da Grife Gramado e da Central de Informações.

O programa completo pode ser assistido por meio da página do Jornal Integração no Facebook ou no site leiafacil.com na aba Podcasts.

Texto: Leonardo Santos[email protected]

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido