GRAMADO/CANELA – Na iminência de ser confirmada a bandeira preta para a região, nesta segunda-feira (22), as equipes do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) e o Hospital de Caridade de Canela (HCC) trabalham para controlar o avanço da Covid-19 nos dois municípios.
O Jornal Integração conversou com autoridades para buscar informações sobre a situação das casas de saúde de Canela e Gramado.
Conforme o Superintendente do HASM, Márcio Slaviero, o hospital, desde meados de janeiro, vem observando um aumento do número de casos e de internações no município, além de uma mudança na característica da doença, que passou a atingir pessoas mais jovens e não só idosos. “Tudo isso levou a uma sobrecarga maior ao hospital que teve entre terça (16) e quinta (18) o ápice. De forma geral, o hospital teve o maior número de internações covid, simultaneamente, desde o início da pandemia, com até 20 pacientes ou mais”, disse ele
“A situação continua preocupante, o hospital (HASM) continua lotado. Tivemos uma diminuição dos atendimentos na Tenda, no sábado e no domingo, mesmo com isso o número continua elevado, passando de cem nos dois dias. Pedimos para que a população continue tomando os cuidados necessários, principalmente de quem já tem o vírus. Temos muitas situações de pessoas com o vírus ativo, indo trabalhar e ao mercado, temos que evitar isto. A comunidade tem que saber a importância de se cuidar”, disse Volnei Desiam, subsecretário da Saúde de Gramado.
Até esta segunda (22), Gramado perdeu 53 residentes em decorrência do Coronavírus. O último óbito foi registrado na sexta (19).
A reportagem do Jornal Integração entrou em contato com o Interventor do HCC, Vilmar Santos, e aguarda resposta.