InícioExclusivo Assinantes2023 vai bater meio bi

2023 vai bater meio bi

Tempo de leitura: < 1 minuto

Esta semana os secretários e servidores municipais já se reuniram para treinamento sobre o Orçamento Municipal de 2023, liderados pela secretária da Fazenda, Sônia Molon. Conforme a coluna apurou, a previsão de receita do próximo ano é de R$ 452.849.783,71. A coluna também descobriu que o orçamento de 2022, que estava previsto em R$ 329 milhões, vai fechar acima dos R$ 405 milhões. Assim, se em 2023 a receita seguir subindo aos moldes deste ano, Gramado certamente vai bater meio bilhão de reais de receita. Sempre acima de 60% de receita própria.

Anunciação de obras

A Prefeitura de Gramado chamou a imprensa, na terça-feira, para anunciar mais obras e atualizar a comunidade sobre as principais ações do Executivo. Também anunciou a Declaração de Utilidade Pública de uma área de sete hectares para o Centro Administrativo e os bancos (matéria nesta edição).

Maior parte das obras já eram de conhecimento, mas a grande notícia é a conquista de sete milhões de reais, do Ministério da Agricultura, para esticar o asfalto da Linha Ávila Baixa até a ERS-235, na divisa de Gramado com Nova Petrópolis. Havia um recurso de R$ 2,1 milhão para 1,5 quilômetro, mas agora já será possível fazer todo o trecho, um perfeito desvio para a 235 quando tumultua no pedágio.

Três deram desertas

A notícia ruim é que três licitações não tiveram nenhuminteressado. Os trechos entre o Parque da Barragem dos Pinheiros até o Caracol em Canela, os dois quilômetros da Linha Marcondes e o acesso ao Parque Olivas Gramado, na Linha Nova, terão de ser licitadas novamente, com um pequeno reajuste no valor com recursos próprios.

Na Linha Carahá está indo à licitação, três quilômetros mais. Ali, em um ano estará tudo asfaltado, da Prawer até a ERS-115.

A ligação dos bairros Piratini e Prinstrop deverá ser feita com os recursos da outorga da Corsan, possivelmente disponibilizados já no mês de julho.

Recuperação do Prefeito 

Luia e Nestor durante coletiva na Prefeitura. (Crédito: Lucas Brito/JIH)

Na coletiva de imprensa para anunciar obras, o prefeito Nestor apareceu, apenas uma semana após ter o peito aberto de cima abaixo para uma reparação cardíaca, para explicar sua recuperação e participar da anunciação das obras. Como sempre, ainda que um pouco cauteloso, ficou o tempo todo fazendo anotações para depois ‘completar’ as falas do Luia. Dado a gravidade da condição do prefeito e o perfeito andamento da administração na liderança do vice Luia, com um time maravilhoso de secretários, a comunidade certamente entenderia se o afastamento do Nestor se prolongasse por seis meses. Assim, Nestor teria como completar a recuperação em todos os seus detalhes. Luia está no Governo desde o início e é muito atualizado.

Luia em Brasília

Tanto Luia está atualizado que já é a segunda vez que vai a Brasília dar sequência nos projetos encaminhados nos Ministérios. Viaja terça de manhã para a cerimônia do prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, que vai homenagear o projeto Caminhos de Caravaggio, desenvolvido em conjunto entre os municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. Aproveitando, vai ao Ministérios do Turismo e Cultura para encaixar algum recurso ainda antes de fechar a janela eleitoral. Estamos vivendo aquilo que sempre se prega: Tem que serem projetos municipais, não pessoais. Nestor está afastado, mas o ritmo não diminui porque todo o time está seguindo o planejamento. 

Sempre Pedro Bala 

Quarta à tarde entrevistamos o ex-prefeito Pedro Bertolucci no estúdio da Rádio do Jornal Integração. Eu assessorei as universitárias de jornalismo, Paula Moschem Gabrieli e de Publicidade e Propaganda, Katieli Scherer. Ouvir o Pedro falar sobre a história de Gramado é uma verdadeira aula. Dali se entende porque Gramado chegou onde está. Coragem para resolver temas polêmicos e envolvimento comunitário são a receita. Parabéns Pedro Bala e obrigado por tudo o que fez e faz por Gramado!

Bairro Carniel

Se vendo desmoralizada nos valores da família a comunidade do Bairro Carniel se movimenta para resolver a questão da prostituição, ou das prostitutas, que mais do que ficar nas esquinas ‘enticam’ com a população, especialmente com mulheres e crianças. É uma situação constrangedora à que estão expostos os moradores e de difícil solução. Aquela comunidade, ao que acompanho, não liga para o que cada uma faz, mas além de respeitar também quer respeito. Há de se encontrar um meio de entendimento sem que os moradores percam sua liberdade de ir e vir sem serem incomodados.

Máquina Pública

Estrearemos hoje o programa Máquina Pública. Em dois programas semanais conversaremos com secretários municipais para atualizar a nossa comunidade sobre todos os atos do Executivo. Nas sextas e terças-feiras, das 11h às 12h. Hoje vem o secretário de trânsito e mobilidade de Gramado, Tiago Procópio. Vai ser um papo legal, porque vem aí novidades na tentativa de fazer o trânsito central fluir um pouco melhor mesmo nos dias de mais movimento. Já na terça vamos conversar com o secretário dos negócios, IKe Koetz. Convido os leitores a ouvirem pelo site leiafacil.com ou pela live do nosso facebook.

Mourão em Gramado

O vice-presidente da República e pré-candidato ao senado pelo Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão, estará em Gramado na próxima quarta-feira (29). Ao meio-dia, ele realiza a palestra “Desenvolvimento do Brasil e os desafios para o Rio Grande do Sul”, durante almoço com empresários e lideranças do trade turístico no restaurante do Hotel Buona Vitta. A partir das 15h, visita a SG Facas Artesanais na Serra Grande. A programação encerra-se com a participação do político na cerimônia de abertura do 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), às 19h, na Sociedade Recreio Gramadense.

Minerva

Na terça passada estabelecemos um bom debate com o presidente da Câmara, Renan Sartori (MDB), e a vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP). O pensamento diverge, mas o interesse sempre gira ao redor de Gramado. Na próxima terça mais dois vereadores prolongarão, comigo, o debate da sessão de segunda à noite.

O quinto voto

O Governo conquistou o quinto voto para a aprovação do projeto de reposição salarial de cerca de 200 servidores, que ganham pouco (menos de dois mil) e a reabertura de 36 cargos de CCs. O vereador Celso Fioreze (PSDB), tinha dito no programa O Voto de Minerva que confia no prefeito e que o Executivo precisa acompanhar o crescimento econômico da cidade. E, na sessão de segunda-feira, Fioreze declarou o voto a favor do projeto, que deve ir a votação nas próximas sessões. Assim, como o Governo tem quatro votos o projeto deverá ser aprovado por 5 a 4, já que a oposição é contra.

Texto: Cláudio Scherer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barba Moto Rides inaugura operação em Gramado com roteiros para fazer de moto

Uma nova forma de explorar a Serra Gaúcha acaba de chegar a Gramado. A Barba Moto Rides foi oficialmente inaugurada na última segunda-feira (16)...

Mátria Parque de Flores se prepara para celebrar oSão João com atrações especiais

São Francisco de Paula – O clima de São João já começa a tomar conta do Mátria Parquede Flores. No dia 27 de junho,...

Após quase três décadas, Baile de Debutantes retorna à Sociedade Recreio Gramadense

GRAMADO – Uma das tradições mais marcantes da vida social gramadense está de volta. Após quase 30 anos, a Sociedade Recreio Gramadense retomará seu tradicional...

FOTOS: As atrações do último final de semana da 35ª Festa da Colônia

GRAMADO - O último final de semana da 35ª Festa da Colônia está recheado de atrações gastronômicas, esportivas e culturais no Complexo Expogramado. Além...

Assembleia da Sicredi Pioneira distribui R$ 31,1 milhões aos associados

REGIÃO - No modelo cooperativo, a gestão democrática se concretiza por meio da participação ativa dos associados, seja através do voto, das contribuições ou...